História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
38 Entre impressos pedagógicos e repositórios digitais: contribuições teórico-metodológicas... As obras antes de serem publicadas no acervo passam pelo pro- cesso de catalogação, a categoria na qual uma obra se insere é determi- nada conforme suas características e podem ser: livros, cartilhas, cole- ções, acervo iconográfico e revistas. Conforme a lógica de catalogação empregada no repositório, obras catalogadas como livro são materiais com objetivo de discutir uma temática, problematizar um assunto, apresentar propostas. Possuem poucas ilustrações e a organização das informações é mais tradicional. Catalogadas como cartilhas, estão as obras que são compostas por materiais educativos, com um objetivo bastante específico (ensinar a ler, por exemplo), instruções diretas, sem problematização sobre o que se está fazendo, baseada em instruções objetivas. A próxima categoria de catalogação do repositório é denomina- da coleções. Nessa categoria são disponibilizados grupos de documentos de uma determinada instituição. Composta de materiais que contam a história, o modo de funcionamento, de organização, de divulgação, de trabalho de um determinado local, grupo de pessoas, escola, instituto e outros. Na categoria denominada acervo iconográfico são catalogadas imagens, fotografias, desenhos e representações relevantes à história da educação. No item iconográfico acompanha uma breve descrição, ajudando o pesquisador a entender o contexto de onde o material foi resgatado. Na categoria definida como revistas são catalogados materiais que reúnem características de materiais de comunicação, mas que tra- tam de temas ligados à temática da educação. Assim, elas poderão ter apelo visual, páginas diagramadas em colunas ou de maneira mais vi- sual, periodicidade marcada. Nessa categoria destaca-se a coleção da Re- vista do Ensino do Rio Grande do Sul, com edições dos anos de 1951 até 1994. Para Quadros, Tambara e Bastos (2007), a RE/RS “constitui- -se num dos mais incisivos veículos com que se utilizou o Estado para divulgar as políticas públicas em relação à educação”. (QUADROS; TAMBARA; BASTOS, 2007, p. 325). No presente momento novas classificações estão sendo estudadas com o objetivo de diversificar e ex- pandir a gama de obras do acervo. É importante buscar, na contemporaneidade, opções para a pre- servação das memórias do ensino de história e de história da educação. Ferramentas de baixo custo, capazes de preservar e armazenar docu- mentos de valor histórico inestimável, utilizando soluções tecnológicas
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