História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
37 Alessandro Carvalho Bica, Simoni Costa Monteiro Gervasio e Tobias de Medeiros Rodrigues Figura 2 - Logomarca do “Repositório Digital Tatu” Fonte: Universidade Federal do Pampa (2019) 9 . Além disso, no que tange às questões técnicas referentes ao de- senvolvimento do Repositório Digital Tatu, a principal preocupação foi utilizar soluções de licença do tipo Software Livre e Software Gratuito, aspecto que permite inferir que o Repositório Digital Tatu é um con- junto de soluções fundamentalmente livres e gratuitas combinadas, que permite ser replicado, sem nenhum custo, por outras instituições inte- ressadas nesta solução. O Repositório Digital Tatu se inscreve como uma solução que contribuirá para o acesso a acervos como: livros, cartilhas, documentos, fotos e etc., via internet, como um ambiente digital de inovação para o campo de pesquisa em história da educação. Nesta perspectiva, refor- çando a importância de instrumentos tecnológicos inovadores como este para disseminação da informação, Nardino e Caregnato (2005) afirmam que: Com o uso da tecnologia, através do processo de digitalização, o livro ganha novas formas de acesso, sem deixar de ser o livro. Com as vantagens oferecidas pela biblioteca digital, a obra [...] pode alçar vôo da sala fechada e lançar-se no espaço virtual. A biblioteca digital [...] busca esses livros do passado, dando a eles maiores perspectivas de utilização no futuro. (p. 383). Nesta ótica, de uso da tecnologia, se desenvolve o Repositó- rio Digital Tatu, como possibilidade de armazenamento, preservação e acesso às informações de acervos históricos na área da História da Educação, possibilitando a estudantes, pesquisadores e profissionais da educação a possibilidade de fazerem o download da obra completa, de acordo com princípios do livre acesso às informações e ao conheci- mento. O processo de criação do repositório representou um grande desafio, especialmente se considerada a necessidade de conhecimentos interdisciplinares, capazes de suprir as necessidades para a construção, organização, manutenção e publicação no repositório. 9 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Repositório Digital Tatu. Disponível em: <http://sistemas.bage.unipampa.edu.br/tatu/> . Acesso em: 11 jun. 2019.
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