História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

36 Entre impressos pedagógicos e repositórios digitais: contribuições teórico-metodológicas... deterioração com o seu manuseio, de outro, na constatação de que se as obras ficarem fora do alcance das comunidades de interesse, acabariam perdendo seu fim principal que é o de contribuir para o desenvolvi- mento destas comunidades. Diante desse paradoxo surge a digitalização como um dos meios de disponibilizar a informação para o uso corrente da população, sem comprometer a degradação do documento original. O porém para o acervo ficar à disposição em formato eletrôni- co, é necessário um ambiente que possibilite consultas em meio web, fa- cilitando o acesso às informações, os repositórios digitais surgem como uma alternativa, uma solução para que os documentos originais fiquem livres do manuseio constante, o qual é um dos principais agressores dos documentos em papel. Segundo Greenhalgh (2011) é importante termos ciência que: A digitalização deve ser vista como forma de preservação do material e não como meio de descarte dos originais. As ativi- dades como higienização, conservação e controle do ambiente e equipamentos devem ser colocadas como primárias no setor. Ou seja, a digitalização, ao invés de dispensar o acervo de cui- dados mais criteriosos, exige um reforço na preservação do mesmo. (p. 3). Com os pré-requisitos do Repositório Digital de História da Educação da Unipampa bem estruturados o surgiu a necessidade de atribuir uma identidade ao repositório digital. Para atender esse desejo foi escolhida uma mascote que acabou por dar nome ao repositório, o Tatu-mulita. Tal escolha se justifica pelo fato do tatu ser um ani- mal característico do Bioma Pampa, região geográfica da Unipampa, instituição que abriga o repositório. O tatu é conhecido por possuir um precioso faro e possuir patas anatomicamente desenvolvidas para escavar e chegar até suas presas, sendo visto no reino animal como um ótimo caçador e escavador, capaz de localizar e buscar suas caças. Nesta perspectiva, pode ser feita uma analogia da ação do tatu com o trabalho do historiador que busca, cavouca e seleciona suas fontes. Por essas ca- racterísticas análogas, então, é que o tatu foi escolhido como a mascote que dá nome ao repositório digital. Nesse cenário é que o Repositório Digital de História da Edu- cação da Unipampa passa a ser denominado Repositório Digital Tatu (RDT), que tem como objetivo ser não apenas um repositório funcio- nalmente eficiente, mas também um ambiente interativo e esteticamen- te atraente.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz