História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

35 Alessandro Carvalho Bica, Simoni Costa Monteiro Gervasio e Tobias de Medeiros Rodrigues Figura 4 - Tela Inicial do Site do Projeto Fonte: Universidade Federal do Pampa (2018) 8 . A preservação e a conservação de acervos se tornam necessárias para garantir a integridade da informação contida nestes. A manuten- ção da memória bibliográfica e documental é uma atividade chave para a análise da evolução histórica da humanidade e para a construção e compreensão da identidade cultural dos povos. A iniciativa de criação de um novo repositório, se alinha com o anseio por mais alternativas de fontes de pesquisa para estudiosos ou interessados na área da História da Educação, contribuindo assim para a difusão e a conservação de do- cumentos-fontes, minimizando a necessidade de contato físico com as obras, colaborando diretamente para sua preservação física. Em consequência disso, existe um grande antagonismo entre os profissionais responsáveis pela guarda dos patrimônios documentais, este dilema reside, de um lado, no fato de que não se pode disponi- bilizar o documento original sem que este fique ausente dos riscos de 8 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. As Políticas Públicas de Formação de Professores em impressos pedagógicos: O caso da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951-1978). Disponível em: <http://porteiras.s.unipampa.edu.br/projetorevistadoensino/> . Acesso em: 21 jan. 2019.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz