História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

34 Entre impressos pedagógicos e repositórios digitais: contribuições teórico-metodológicas... REPOSITÓRIO DIGITAL TATU: O REPOSITÓRIO DIGITAL DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA UNIPAMPA O projeto de pesquisa que antecedeu a criação do Repositó- rio Digital de História da Educação da UNIPAMPA foi “As Políticas Públicas de Formação de Professores em impressos pedagógicos: O caso da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951-1978)” . As atividades do referido projeto iniciaram no ano de 2015, com o objetivo de analisar as políticas públicas e educacionais de formação de professores contidas na Revista do Ensino do Estado do Rio Grande do Sul (RE/RS) entre os anos de 1951 e 1978. Uma das ações que caracterizou o projeto, desde seu princípio, foi a digitalização e disponibilização para consulta online de algumas edições da RE/RS. Naquele contexto, o site do projeto hospedava exclusivamente edições da RE/RS. No entanto, esta experiência do GEEHN estimulou o desejo em seus participantes de ampliar o acervo digital para outros ti- pos de obras. Em 2018, no cenário do projeto guarda-chuva de pesqui- sa “Educação, História e Políticas na região de abrangência da Universi- dade Federal do Pampa”, iniciou-se um movimento coletivo em prol do desenvolvimento do “Repositório Digital de História da Educação da Unipampa”. Este repositório foi idealizado com o objetivo de hospedar em seu acervo materiais como: livros, documentos, fotos, periódicos educacionais, cartilhas de alfabetização e demais fontes que registram tendências pedagógicas que se constituem e são implementadas pelas redes e sistemas educacionais ao longo da trajetória histórica do Brasil. A solução ofertada pela Instituição, no entanto, possui algu- mas limitações técnicas, que são necessárias para a segurança e gestão de múltiplos sites, como por exemplo: limite de tamanho de arquivos para download , cota de espaço em disco e os recursos padronizados para todos os sites. Contudo, é importante destacar que a solução disponi- bilizada pela instituição, naquele momento, foi extremamente satisfa- tória, tornando possível o desejo do GEEHN de compartilhar as RE/ RS digitalizadas. O Repositório Digital de História da Educação da UNIPAM- PA, então, surge pela iniciativa do Grupo de Estudos em Educação, História e Narrativas (GEEHN), devido à preocupação com a preserva- ção e o desejo de difusão de fontes em história da educação.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz