História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
33 Alessandro Carvalho Bica, Simoni Costa Monteiro Gervasio e Tobias de Medeiros Rodrigues Ensino do Rio Grande do Sul possibilitam tipos de cruzamento, a cri- tério e interesse do pesquisador, e que, quando orientados pelo trata- mento proposto pela análise documental, desvelam novas perspectivas, seja sobre políticas educacionais, questões didático-pedagógicas, sobre o magistério, a historicidade do sistema de ensino, as influências cul- turais, políticas e econômicas, e muitas outras nuances que podem ser exploradas. Considerando tais argumentos é que, desde 2015, o projeto de pesquisa “ As Políticas Públicas de Formação de Professores em impressos pe- dagógicos: O caso da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951-1978) ” tem desenvolvido pesquisas e ações em torno do corpus documental da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul , com o envolvimento de alu- nos da graduação e pós-graduação, integrantes do GEEHN. O trabalho teve início por meio de uma coleção de Revistas pertencentes ao acervo da Biblioteca da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) que, embora em bom estado de conservação e potencial para variadas inves- tigações sobre o campo educacional, tinha como destino breve o acervo morto da biblioteca. Assim, uma das iniciativas do projeto de pesquisa que estava sendo desenvolvido foi a digitalização, por meio de fotografias e poste- rior tratamento em programas de edição de imagens e texto, de todas as Revistas disponíveis. E, então, as Revistas digitalizadas foram disponi- bilizadas em um site institucional da Unipampa que, mesmo que com poucos recursos, já representou a possibilidade de acesso e de novas pesquisas sobre a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul. Na medida em que a vocação do GEEHN para o trabalho com fontes documentais, por meio da análise documental se fortaleceu, foi desenvolvido o projeto guarda-chuva “Educação, História e Políticas na região de abrangência da Universidade Federal do Pampa” que, a partir de 2108, passou a contemplar as pesquisas em desenvolvimento por integrantes do GEEHN, passando a ampliar sua busca por acervos e fontes documentais e, da mesma forma, as possibilidades de pesquisa e trabalho com estes materiais.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz