História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

32 Entre impressos pedagógicos e repositórios digitais: contribuições teórico-metodológicas... a organização dos sistemas, as reivindicações dos professores”. (FER- NANDES, 2008, p.16). A atuação de revistas pertencentes à imprensa de educação e ensino pode ser analisada também conforme Rodrigues (2010), que argumenta que determinadas intencionalidades direciona- das aos professores, fazem parte da constituição dessas publicações. A imprensa pedagógica pede que a tomemos em seus princí- pios, como aquela que veicula interesse de uma pessoa, uma instituição ou um grupo de pessoas com o objetivo de que sua mensagem seja incorporada. A imprensa pedagógica não di- vulga as informações de forma imparcial, neutra, ao contrário, divulga aspirações, concepções políticas, ideológicas, apresen- ta necessidades e objetivos específicos do grupo que propõem sua editoração, publicação. (p. 313). Sobre a potencialidade dos impressos educacionais, Catani (1996) argumenta: De fato, as revistas especializadas em educação, no Brasil e em outros países, de modo geral, constituem uma instância privilegiada para a apreensão dos modos de funcionamento do campo educacional enquanto fazem circular informações sobre o trabalho pedagógico e o aperfeiçoamento das práticas docentes, o ensino específico das disciplinas, a organização dos sistemas, as reinvindicações da categoria do magistério e outros temas que emergem do espaço profissional. Por outro lado, acompanhar o aparecimento e o ciclo de vida dessas revistas permite conhecer as lutas por legitimidade, que se travam no campo educacional. É possível analisar a partici- pação dos agentes produtores do periódico na organização do sistema de ensino e na elaboração dos discursos que visam a instaurar as práticas exemplares. (p. 117). A autora destaca ainda a necessidade de trabalhos capazes de elaborar repertórios analíticos com informações sobre o ciclo de vida desses materiais, mas também defende trabalhos que se dediquem a sua análise aprofundada e que, assim, “buscam evidenciar os modos pelos quais se dá a ler aos professores o que se consideram os conhecimentos pedagógicos essenciais às boas práticas” (CATANI, 1996, p. 127). Para a autora, pesquisas empenhadas em compreender a especificidade do funcionamento de um determinado impresso educacional têm condi- ções de contribuir “significativamente para a elucidação dos modos de organização e da dinâmica do campo educacional”. (CATANI, 1996, p. 127). A dinamicidade e vastidão de oportunidades de pesquisa opor- tunizadas nos impressos pedagógicos e, especialmente, na Revista do

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz