História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

30 Entre impressos pedagógicos e repositórios digitais: contribuições teórico-metodológicas... excelente fonte, pois ao se apresentar como uma edição histórica, refaz toda a trajetória da Revista, dividindo o tempo de circulação (1939- 1994) em cinco fases e apresentando exemplos de como o trabalho era desenvolvido em cada uma das fases. Assim, de acordo com a própria Revista do Ensino do Rio Grande do Sul , sua primeira fase foi trilhada entre 1939 e 1943: Na primavera de 1939, ainda sob os impulsos da Revolução de 30, foi editada, pela primeira vez, a Revista do Ensino, sob o patrocínio da Secretaria da Educação e Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, então presidida pelo Dr. J.P. Coelho de Souza. A revista fechou em 1943, quando a 2ª Guerra Mundial desgastava as economias dos países aliados e afetava a moral de todos. (REVISTA DO ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL, 1992, p. 25). A 2ª fase é definida entre 1951 e 1965 e discutida a partir da retomada da revista, por meio das iniciativas da Maria de Lourdes Gas- tal. Já nessa etapa que a Revista atinge a expressiva tiragem de 40 mil exemplares, sendo trocada por revistas pedagógicas de vários países e contando com assinaturas nos Estados Unidos, Itália, Espanha, Suí- ça, Portugal, Japão, Moçambique, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Colômbia e México, totalizando mais de 70 países com recebimento do material didático elaborado no Rio Grande. O fim da 2ª fase foi delimitado a partir da troca de direção da Revista, já que em 1965, a Professora Maria de Lourdes, depois de publicar 100 números, passou a direção para a Professora Maria Magdalena Letzenberg. Já a 3ª fase foi compreendida entre os anos de 1965 e 1975 sendo caracterizada pela preocupação em publicar edições didáticas e com a intenção de instrumentalizar os professores. A 4ª fase (1975- 1978) demonstra mudanças significativas no funcionamento da revista, com a inclusão de matérias institucionais e de interesse administrativo, com abertura para o 2º e 3º graus. “Além disso, boa parte de seu espaço passou a ser ocupado por temas específicos relacionados à saúde, ao turismo e ao mar, para citar três exemplos”. (REVISTA DO ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL, 1992, p. 54). E, na 5ª fase (1989-1991) destacada pela edição nº174 é citada ainda a continuação da revista a partir de 1992: A administração, neste período, propôs-se a reeditar “uma nova revista, comprometida com as mudanças”. As inovações introduzidas consistiram em apresentar a revista em forma de tabloide, passando a pauta e a elaboração das matérias para

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