História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
296 Sujeitos da educação de jovens e adultos e a prática educativa escola elitizada e para poucos, que negava o direito de se constituir uma escola democrática, de acesso para todos e todas, de qualidade e acolhi- da à diversidade. Os sujeitos inseridos nesse contexto e que fazem a EJA na sua cotidianidade estão em busca de um ethos , que possibilite uma educação inclusiva e apresente contrapontos à escola que exclui. Nessa perspec- tiva, o desafio da EJA dá-se não só na garantia do acesso, mas no reco- nhecimento dos sonhos, desejos e necessidades dos sujeitos que buscam uma educação que os considere na sua integridade. Isso não significa transferir aos estudantes a inteira responsabilidade pela definição do que aprender, mas, sim, criar novos espaços e possibilidades de diálogo e de socialização entre sujeitos que fazem a escola acontecer cotidianamente. A pesquisa sinaliza para mudanças necessárias na escola e para essas mudanças, conforme Nóvoa (1999), faz-se imprescindível bus- cá-las nas bases conceituais e nos pressupostos invisíveis da cultura or- ganizacional da escola, pois esses elementos interligados compõem as crenças, os valores, as ideologias dos sujeitos. Quando compartilhados, podem mobilizar a compreensão da realidade em prol das mudanças possíveis e necessárias. Nesse sentido, em consonância com o autor, é possível dizer que uma prática pedagógica ou uma “política focada”, como é o caso da EJA, poderá conseguir sua concretização se não contar apenas com procedimentos de gestão, mas, principalmente, se contar com mudan- ças de atitudes e reciprocidade dos envolvidos. A prática, assim, assume um caráter de singularidade. Dessa forma, as políticas públicas de EJA, exercidas pelo viés da gestão democrática e dos direitos humanos e sociais, têm nas práticas educativas o lócus para construção de possibilidades de uma formação humana e social, na perspectiva de superação da compreensão da for- mação escolar fragmentada e desconectada da vida. REFERÊNCIAS ARROYO, M. Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de res- ponsabilidade pública. In: SOARES, L. J. G.; GIOVANETTI, M.; GOMES, N. L. (orgs.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Autêntica: Belo Horizonte. 2005. p. 19-50.
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