História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

291 Elisete Enir Bernardi Garcia ponderam que possuem Especialização concluída, sendo que mais 8% estavam ainda cursando. 46,4% (correspondentes a 52 professores) res- ponderam que não possuem Especialização. Destaca-se que em relação às áreas de pesquisa, apenas seis pro- fessores realizaram pesquisa na área de EJA, destes cinco professores realizaram curso com apoio da Secretaria Municipal de Educação. No último ano da pesquisa, quatro professores encontravam-se fazendo cursos de Especialização com foco na EJA, incentivados pela Secretaria. Assim, se por um lado a Rede Municipal de São Leopoldo está formando um grupo de profissionais com estudos voltados para a EJA, por outro, esse grupo não tem necessariamente permanecido na EJA, revelando, com isso, contrariedades em relação ao exposto no Regi- mento da EJA, que define como um dos critérios para atuar na EJA ter estudos específicos nessa área. Em relação ao stricto sensu , registramos que apenas seis profes- sores possuem curso concluído de Mestrado e um professor estava cur- sando, no momento da pesquisa. E destes, dois professores realizaram pesquisas vinculadas à educação. Em relação ao Doutorado, somen- te um professor estava realizando o Curso, na área da História. Mas, conforme consulta realizada com esse professor, a área de pesquisa está voltada para a história de uma instituição, mas sem relação direta com as questões educacionais. Ao serem questionados se no percurso da formação realizaram estudos, disciplinas e/ou pesquisas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, as respostas foram reveladoras da necessidade de desenvol- vimento de pesquisa pelos docentes que atuam na área, pois 84 profes- sores admitiram que não realizaram pesquisas nessa área. E dos trinta docentes que responderam que realizaram pesquisas em EJA, a maioria delas foi considerada a formação em serviço que a Secretaria Municipal ofereceu, sinalizando, com isso, a importância dada à formação desen- volvida pela SMED. Com os dados apresentados acima, observa-se que o investi- mento realizado pela Secretaria de Educação, através do auxílio univer- sitário, que aplicou recursos dos fundos FUNDEF – Fundo de Manu- tenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização dos Profissionais da Educação e FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profis-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz