História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

290 Sujeitos da educação de jovens e adultos e a prática educativa um quadro efetivo de profissionais que assumem a EJA como opção profissional. Mesmo que a política de lotação de professores resistisse à manutenção de cargos na EJA, caso existisse esse grupo, a mantenedora, com o tempo, teria que ceder, pois as extensões também causam muitos problemas para gerenciamento. Por exemplo: assumem por um período e desistem antes, deixando turmas acéfalas durante o ano letivo. As extensões de carga horária mudam a cada final de ano, ou durante o próprio ano letivo, por motivos vinculados aos interesses pessoais ou por problemas relacionados às questões familiares (cuidado com os filhos, que é muito frequente, principalmente por se tratar de estar lidando com um público essencialmente feminino). Ainda, por problemas de ordem organizativa da escola, como, por exemplo, jun- ção de turmas, provocada pela evasão (dos alunos) ou por avanço no decorrer do ano letivo. Além disso, é importante considerar que para um grande número desses professores, tanto os que têm cargo como quem tem extensão, a EJA representa o seu terceiro turno de trabalho, e nem sempre é possível manter essa situação por um ano inteiro, muito menos por anos consecutivos 9 . Resultante disso, há uma rotatividade muito grande no quadro de docentes. A rotatividade influencia, segundo a visão dos professores, a efetivação do desenvolvimento da proposta desenhada coletivamente, uma vez que poucos são os que, ao entrarem para trabalhar com a EJA, apresentam experiência ou formação na área. Essa situação pode ser ve- rificada nas respostas ao questionamento realizado – se possuía experiên- cia anterior em EJA (antes de assumir a Rede Municipal) , sendo que as experiências podiam ser de qualquer tempo de sua carreira. Para tanto, destaca-se que 44,7% possuíam experiência, 55,3% não, confirmando, dessa forma, a necessidade da formação específica para atuar na EJA. Em relação ao Curso Superior Licenciatura, 83,2% dos profes- sores afirmaram que possuem curso concluído e 12,4% ainda estavam cursando, no momento da pesquisa; 2,7% concluíram outros cursos e apenas 1,8% possui só o Ensino Médio Magistério. Nesse caso, o con- curso foi realizado com a obrigatoriedade do Magistério. Em relação a formação do grupo, concluída ou em curso, re- ferente ao nível lato sensu , destacamos que 45,5% dos docentes res- 9 Pode-se inferir que os professores têm sua participação significativa para composição da renda familiar e muitas vezes é obrigado pela situação econômica a assumir o terceiro turno, conforme depoimento deles. Este fator se relaciona diretamente com as situações de traba- lho dos professores em nível nacional.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz