História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

29 Alessandro Carvalho Bica, Simoni Costa Monteiro Gervasio e Tobias de Medeiros Rodrigues mas que não possuem o rigor de circulação e periodicidade, tampouco consideram questões como a diagramação e layout em sua elaboração. É o caso dos impressos publicados pelo Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais do Rio Grande do Sul (CPOE/RS). Já imprensa periódica pedagógica, imprensa de educação e en- sino, imprensa educacional e outros similares, está sendo entendida de forma mais abrangente, para definir materiais que consigam, em sua estrutura, caracterização e proposta editorial, unir princípios de im- prensa, como a determinação de um público-alvo específico, como a definição de uma circulação e periodicidade, e que estejam organizados de modo a considerar questões de diagramação e layout, além de pos- suir na sua linha editorial a predominância de assuntos educacionais. É possível argumentar ainda que os impressos pedagógicos integram a imprensa de educação e ensino, como é o caso da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul , e que para uma melhor definição para categorização de cada material, é necessária atenção ao seu funcionamento, caracte- rísticas e objetivos. De toda forma, também se faz fundamental considerar a impor- tância histórica do material em análise e, a partir das pesquisas de Bastos (1997, 2005) que reforçam a argumentação sobre a possibilidade de percepção do ideário que norteou o pensamento político-pedagógico- -rio-grandense por meio da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul , jus- tificar o interesse e empenho de integrantes do GEEHN em trabalhar com este corpus documental. Sobre a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul , Bastos (1997) explica: Vinculada à Secretaria de Educação e Saúde Pública, desde setembro de 1939, a revista procurava ser para o seu público leitor - magistério rio-grandense - um veículo das orientações didático-pedagógicas, da legislação do ensino, de notícias edu- cacionais, em suma, da política educacional. Durante os anos de sua publicação constituiu-se num significativo instrumento da doutrina pedagógica oficial; tribuna para diferentes espe- cialistas, que expuseram seus pensamentos, refletindo o movi- mento de ideias, em nível regional e nacional (p. 50). A longa trajetória histórica da Revista do Ensino é, também, um argumento para justificar sua importância, embora seja possível perceber que o histórico da Revista é composto por várias idas e vindas, mudanças nas editoras que publicaram o material, e na própria direção da Revista. Para se ter um panorama geral sobre a atuação e etapas do trabalho desenvolvido pela Revista, a edição nº 174 de 1992 é uma

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz