História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

285 Elisete Enir Bernardi Garcia o caráter compensatório da EJA no Brasil. É importante considerar que vivemos um processo contraditório, provocado pelos desencontros das políticas governamentais em prol da elevação de escolaridade Neste sentido, a investigação considerou a afirmação de Beisie- gel (1997) de que, durante muito tempo ainda, as miseráveis condições de vida de amplos setores das classes populares e as condições de fun- cionamento do próprio sistema de ensino do país continuarão a produ- zir elevados contingentes de jovens analfabetos. O sistema escolar não pode ignorá-los (idem: 31), e nós acrescentaríamos que a pesquisa na área educacional tem muito ainda para investigar sobre os processos de “inclusão excludente” vivido pelas pessoas jovens e adultas que necessi- tam e/ou desejam se alfabetizar ou concluir a educação básica. No envolvimento com o lócus da pesquisa, elegemos os prin- cípios da metodologia qualitativa por estar alicerçada em um embasa- mento teórico dialético, o qual nos possibilitou compreender os sujei- tos, estudantes, gestores e professores que vivem a política de EJA, de maneira que fosse possível desvelar e interpretar o que estava sendo dito e, por sua vez, o “não dito”. Assim, a categoria da “contradição” alicer- çou nosso trabalho. A pesquisa foi fundamentada pelo desafio de compreender a Educação de Jovens e Adultos por dentro do processo, por isso foi im- prescindível aproximar-nos do movimento do real, tendo consciência de que não tratamos da “última verdade”, mas, sim, buscamos um co- nhecimento mais aproximado da vida real dos sujeitos que fizeram e fazem a EJA acontecer, com as contradições e tensões desse processo. Para contextualizar quem são os estudantes jovens e adultos que frequentam/vivenciam a EJA de São Leopoldo/RS foi utilizado na aná- lise, trabalhos realizados em aula e entrevistas com estudantes de seis escolas (das quatorze que ofereciam EJA no ano da pesquisa), sendo aplicada em todas as etapas oferecidas pelas escolas, desta forma foi re- presentado por quatrocentos e setenta e cinco estudantes. É importante destacar que a organização metodológica da EJA da Rede Municipal de São Leopoldo, conforme Regimento Escolar (2000), dá-se por “etapas” que correspondem às totalidades de conhecimento. As referidas etapas são: Etapas I e II - referem-se à Alfabetização e Pós-alfabetização, res- pectivamente (considerando anos iniciais ou 1º segmento do Ensino Fundamental); Etapas III, IV e V - referem-se aos anos finais do Ensino Fundamental, ou ao 2º segmento do Ensino Fundamental.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz