História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
283 SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A PRÁTICA EDUCATIVA Elisete Enir Bernardi Garcia 1 INTRODUÇÃO As reflexões que apresentamos, neste texto integram a investiga- ção desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Uni- versidade do Vale do Rio dos Sinos – PPGEdu/UNISINOS, que ana- lisou a constituição da Educação de Jovens e Adultos – EJA, enquanto política de elevação de escolaridade no município de São Leopoldo, pertencente ao Estado Rio Grande do Sul - Brasil, vista pela perspectiva dos sujeitos imbricados em sua concretização 2 . No Brasil, historicamente, o Estado, apesar de algumas medidas paliativas, ausentou-se e desobrigou-se da criação de políticas públicas voltadas para a alfabetização e para a educação básica para pessoas que se encontravam fora da “idade considerada própria” para estudar. Sa- lientamos que a EJA constitui-se num campo de disputa e embate e que sua história foi marcada por inúmeras tensões e contradições. Muitos governantes e setores da sociedade conceberam a Educação de Jovens 1 Possui graduação em Pedagogia (1996). Especialização em Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA - Universida- de Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2006-2007) e Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2005). Doutorado em Educação (2007-2011) pela UNISINOS. É servidora federal desde 2013 – Foi professora adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Dom Pedrito, atuando no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (2013-2014) e desde 2014 atua como professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Litoral Norte, Departamento Interdisciplinar, lecionando disciplinas no Curso de Pedagogia - EAD e na Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza. 2 Tese de Doutorado, “A política da educação de jovens e adultos em São Leopoldo/RS, na perspectiva de seus sujeitos”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz