História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
28 Entre impressos pedagógicos e repositórios digitais: contribuições teórico-metodológicas... Nesse sentido, é que fizemos a opção pela análise documental para o processo de escrita da história. A pesquisa documental se apre- senta como uma técnica decisiva na área das ciências humanas e sociais, pois a base empírica dessas pesquisas se revela pelo uso de fontes escri- tas. Logo, a análise documental se constitui em um importante aporte teórico-metodológico na pesquisa qualitativa, impulsionando o surgi- mento de novos aspectos de um tema ou de um problema de pesquisa. O TRABALHO A PARTIR DA IMPRENSA DE EDUCAÇÃO E ENSINO Um dos pontos centrais das pesquisas realizadas no âmbito do GEEHN está no trabalho com acervos documentais e, especialmente, na relação com impressos pedagógicos que integram a imprensa de edu- cação e ensino e são capazes de desvelar a historicidade do fenômeno educativo. Assim, na busca de uma exemplificação sobre as possibilida- des investigativas do campo da História da Educação oriundas no traba- lho com fontes documentais de impressos pedagógicos, é que se buscará argumentar pela potencialidade da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1939-1994) para releituras de um passado recente, ainda vivo de significados e leituras necessárias para a compreensão dos mecanismos que moveram o sistema de ensino gaúcho. O trabalho desenvolvido está ancorado nas premissas da análi- se documental e nos cuidados necessários para o tratamento de fontes documentais relacionadas a História da Educação, ao mesmo tempo que considera a importância desses impressos pedagógicos, entendidos como dispositivos capazes de revelar as múltiplas faces do campo edu- cacional, de modo que sua análise permite uma melhor compreensão de como uma realidade se constituiu, se construiu ou é construída. Aqui, no entanto, se faz necessária uma breve pausa para a argu- mentação sobre uma diferenciação conceitual entre impressos educacio- nais, impressos pedagógicos, imprensa periódica pedagógica, imprensa de educação e ensino, imprensa educacional ou outros termos similares encontrados na bibliografia sobre o assunto e que, em alguns casos, são utilizados como sinônimos. Basicamente, no âmbito das pesquisas rea- lizadas pelo GEEHN, tem-se adotado a denominação impressos educa- cionais, impressos pedagógicos ou similares, para materiais concebidos com a proposta temática de tratar de assuntos relacionados à educação,
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz