História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
270 Reflexões sobre a situação da juventude na linha de fronteira Brasil/Bolívia: Cáceres Tabela 1 - Total de pessoas com 10 anos ou mais de idade, segundo o nível de escolaridade no município de Cáceres NÍVEL DE ESCOLARIZAÇÃO PESSOAS COM 10 ANOS OU MAIS DE IDADE Sem instrução ou menos de 1 ano de estudo 8.134 Pessoas com 1 e 3 anos de estudo 12.660 Fundamental incompleto 17.513 Total pessoas sem instrução e fundamental incompleto 38.307 Pessoas com o Ensino Fundamental completo e Ensino Médio incompleto 11.183 Educação de Jovens e Adultos 2.606 Total de pessoas com 12 anos ou mais de estudo 10.144 Ensino médio completo e superior incompleto 17.435 Total de pessoas com ensino superior completo 5.049 Fonte: Dados do IBGE 2010/ elaborado por TIELLET, Maria do Horto Salles. A taxa de alfabetização do município de Cáceres, isto é, o per- centual de pessoas acima de 15 anos de idade que sabem ler e escrever pelo menos um bilhete simples é de 84,10% ou 54.136 pessoas, o que não significa que tenham a Educação Básica ou o Ensino Supe- rior completo. Constata-se que 30.173 residentes, com 10 anos de idade ou mais, que possuem até três anos de estudos ou com Ensino Fundamental incompleto, correspondem a 34,3% da população total. (IBGE, 2010). Enfrentar o analfabetismo, o analfabetismo funcional, a evasão e o abandono escolar, que limitam cada vez mais a possibilidade de emprego e a disputa por postos de trabalho mais rentáveis. Isto por- que a pouca qualificação desses jovens limita as suas possibilidades de se incorporarem ao mercado de trabalho, sujeitando-os à remuneração parca, arrastando-os para o mercado informal ou ilícito. Na contemporaneidade, o nível de escolaridade constitui-se em uma qualidade importante que uma pessoa deve ter, somada a outras qualidades, como a capacidade de mudar, de experimentar o novo, de dar respostas rápidas, de buscar informações e capacitação profissional para conseguir um trabalho. Entretanto, isso não é sufi- ciente nem a garantia de obter emprego ou de se manter nele, muito menos de receber rendimento compatível com o grau de instrução.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz