História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

266 Reflexões sobre a situação da juventude na linha de fronteira Brasil/Bolívia: Cáceres e há contrabando de produtos ou de armas, pirataria, e é por onde se escoam, penetram ou desaparecem carros, carretas e mercadorias rou- badas de outras regiões do país. Tal identificação reduz a vaidade da população residente na região (SESPMT, 2010). Embora as cidades de fronteira já possuam o estigma de perigosas, o estigma, ou essa percep- ção da população cacerense, foi algo construído. Arruda (2002), em sua dissertação sobre a cidade de Cáceres, nas primeiras décadas do século XX (1900-1930), aponta o seguinte: [...] o território da fronteira vai aos poucos adquirindo um significado próprio, marcado pela violência. Os assassinatos ocorridos em São Luiz de Cáceres associados à presença de estrangeiros também contribuíram para reforçar o estigma de ‘cidade de fronteira’, portanto, perigosa. (ARRUDA, 2002, p. 103). Mas ao longo da história de Cáceres, paulatinamente, em dife- rentes épocas e para diferentes sujeitos ali residentes, as práticas na fron- teira não tiveram e/ou continuam não tendo o mesmo significado. Para muitos, pode ser a porta pela qual chega à ameaça (violência/medo); para outros, a porta para todo o tipo de negócio (lícito ou não); e, para alguns, o lugar de refúgio (tranquilidade ou asilo/esconderijo). No presente estudo, de caráter teórico-empírico, apresentam-se dados sobre o município de Cáceres a fim de compor uma visão pano- râmica e sustentar reflexões sobre as condições de vulnerabilidade social em que se encontra a juventude residente nessa faixa de fronteira. Para alcançar tal objetivo, o estudo foi organizado da seguin- te forma: após a introdução e a apresentação do contexto geográfico do estudo, na quarta seção se apresenta o panorama geral da realidade socioeconômica e cultural da juventude cacerense e dados sobre a vio- lência produzida e sofrida pelos jovens. E na quinta seção discorre-se sobre a violência na cidade de Cáceres, e, na sequência, tecem-se al- gumas considerações sobre o tema. Dados secundários para a análise empírica foram obtidos de relatórios, pesquisas e de instituições, como

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz