História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

26 Entre impressos pedagógicos e repositórios digitais: contribuições teórico-metodológicas... sentidos de quem as produziu. Para tanto, na análise desses documentos escritos, buscou-se revelar e compreender o que não foi dito, bem como desvelar o passado congelado de suas linhas na construção de uma nar- rativa histórica de seu tempo. Nessa medida, este é um dos papéis dos historiadores, como acrescenta Pesavento (2004): [...] o historiador explica, [...], imprimindo sentidos ao seu discurso. Na busca de construir uma forma de conhecimento sobre o passado, o historiador dá a ler este passado, decifran- do-o e dotando-o de uma inteligibilidade. (p. 59). O olhar acurado para os documentos-acervos (Relatórios, Re- gulamentos, Impressos, Livros, Jornais, etc.…) nos possibilita a desco- berta do passado silencioso ou silenciado das fontes. Neste ínterim, é preciso que o pesquisador busque um novo olhar, paciencioso e radical sobre esses documentos e fontes historiográficas. Sobre o trabalho com as fontes em História da Educação e as suas interfaces com o trabalho historiográfico do historiador, Lopes & Galvão (2001), fazem a seguinte afirmação: O trabalho com as fontes exige, antes de tudo, paciência. [...] O cruzamento e confronto das fontes poderá também ajudar no controle da subjetividade do pesquisador. É uma operação indispensável. Há uma expressão antiga que diz bastante bem do incansável trabalho que se há de ter com o entretecer do problema, com as questões formuladas e a ida às fontes: “da bigorna à forja, da forja à bigorna” ( grifos do autor). (LO- PES; GALVÃO, 2001, p. 92-93). As mesmas autoras revelam que o tratamento dado às fontes pe- los pesquisadores que trabalham com história da educação deva passar por uma “Revolução Documental”, pois o documento em si não é His- tória, não faz História. É preciso, antes de mais nada, que o pesquisador invente um método que melhor funcione para explorar cada documen- to e, ao mesmo tempo, o conjunto de documentos. A partir dessas compreensões, esse artigo visa contribuir para o alargamento de fontes e de pesquisas em História da Educação, visto que os estudos dessa temática possuem relevância histórica, facilitan- do, sem dúvida, a compreensão de que, através do conhecimento desse cosmos educacional, faz-se possível refletir sobre a história e, também, sobre a história da pedagogia e/ou educação.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz