História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

258 Reflexões sobre a situação da juventude na linha de fronteira Brasil/Bolívia: Cáceres vítimas, com a falta de acesso a bens de serviço e também, esses dados, não são suficientes para avaliar o impacto das políticas públicas voltadas para a juventude. A juventude brasileira, em sua grande maioria, se encontra em situação de vulnerabilidade social, e a expressão vulnerabilidade social tem sua origem na área dos direitos humanos e se refere a grupos ou indivíduos fragilizados jurídica e politicamente, no que diz respeito à promoção, proteção ou garantia de direitos. Expresso no documento da Comissão Econômica para a Amé- rica Latina e Caribe - CEPAL 3 (2002), o conceito de vulnerabilidade social não se limita ao sentido restrito da exposição aos riscos (fragili- dade frente ao dano e a possibilidade de sofrê-lo), mas também à in- capacidade de enfrentar os riscos existentes no entorno. Essa expressão é utilizada, nesse mesmo sentido, tanto no meio acadêmico quanto na sociedade civil, significando que “o caráter essencial da vulnerabilidade se refere a um atributo relativo à incapacidade de resposta a situações de risco ou constrangimentos”. (CUNHA, 2004, p. 147) . Assim, a vul- nerabilidade social é uma condição 4 vivenciada por um contingente significativo da população brasileira, principalmente a juventude. Estudos desenvolvidos por Cunha et al., (2004) têm associado a vulnerabilidade social à análise da expansão urbana a partir de contur- bações, caracterizadas pela segmentação e diferenciação socioespacial de caráter tanto demográfico quanto econômico. Esse é um aspecto que impacta a juventude residente em grandes centros urbanos, localizados nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Porém, impacta ainda mais a juven- tude residente em cidades do interior das Unidades da Federação (UF), localizadas principalmente ao Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, constituindo-se, em sua maioria, em um grupo destituído da capaci- Simpósio Internacional de Educação e VI Fórum Nacional de Educação, Ulbra, câmpus de Torres/RS, 2009, foram inseridos no presente artigo e atualizados, e também foram ampliadas as generalizações contidas no documento original. 3 Comissão Econômica para a América Latina e Caribe é uma das cinco comissões regionais das Nações Unidas – ONU. A CEPAL foi criada em 1948 pelo Conselho Econômico e So- cial das Nações Unidas - (ECOSOC), para monitorar as políticas direcionadas à promoção e contribuir para reforçar as relações econômicas dos países da região Latino-Americana. 4 Incorporamos o pensamento de Abad (2002) em relação à distinção entre os termos “con- dição” e “situação juvenil”. Assim, ao adotarmos e adaptarmos o termo condição de vulne- rabilidade social estamos nos referindo ao modo de como a sociedade significa de forma ampla o conceito de vulnerabilidade; ao passo que se adotássemos o termo situação de vulnerabilidade social deveríamos traduzir as diferentes facetas que a condição experimenta, salientando recortes diversos, por exemplo, classe, gênero, etnia, religião.

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