História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

254 Um olhar sobre o Programa Mulheres Mil a partir de duas experiências da economia... Figura 2 - Produtos confeccionados pela Associação Entrelaçadas do Programa Mulheres Mil Fonte: Arquivo pessoal da pesquisadora (2018). O contato com as duas ex-alunas do curso de Cartonageiro foi importante, pois as falas ressaltaram o crescimento pessoal impulsiona- do pelo curso do PMM, além das alianças e amizades constituídas por meio das formações e que perduraram após o fim das atividades. As alunas revelaram que despertaram para a resistência e foram em busca de consolidar projetos profissionais, tal como a intenção em transfor- mar um grupo informal de empreendimento em um empreendimento econômico solidário formalizado. CONSIDERAÇÕES FINAIS As participantes dos dois cursos, colaboradoras neste estudo, conseguiram inserção no mundo do trabalho, todavia, a experiência em outros cursos e Institutos mostram resultados diferentes. Os depoi- mentos das egressas sobre a participação nos cursos revelaram efeitos positivos de maior autonomia das mulheres em situações de vida, tanto no aspecto econômico como no emocional, além disso, redescobriram direitos e vivenciaram uma educação humana e cidadã. A experiência formativa despertou um movimento embrionário de concepção crítica, o qual pode levar à passagem do lumpemproletariado ao proletariado, constituindo uma consciência de classe, contribuindo para a transfor- mação social.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz