História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
244 Um olhar sobre o Programa Mulheres Mil a partir de duas experiências da economia... Educação Profissional e Tecnológica, que convocou por meio da primei- ra chamada pública MEC/SETEC-01/2011 os Institutos Federais, com o intuito de que esses apresentassem propostas de adesão ao programa Mulheres Mil – Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável. Os Institutos que tivessem propostas selecionadas deveriam as- sinar um termo de cooperação técnica. Entre as metas de 2011 havia a previsão da implantação de 100 novos núcleos de desenvolvimento do Programa nos Institutos Federais. Concomitante ao envio das propos- tas, a reitoria deveria indicar o nome de dois servidores do instituto, os quais passariam por capacitação, em Brasília, com a finalidade de conhecer e implantar a metodologia do Programa Mulheres Mil. Esses servidores seriam os responsáveis pela gestão do Programa em seus res- pectivos campi . De acordo com a 1ª Chamada Pública MEC/Setec-01/2011, estava prevista a capacitação de 200 servidores federais, sendo que cada instituto indicaria dois profissionais. O plano para 2011 compreendia a efetivação de 10.000 matrículas, correspondendo a 100 matrículas por núcleo. Ainda de acordo com o documento, a indicação da adesão dos campi dar-se-ia via reitoria de cada Instituto Federal, respeitado o número de projetos que poderiam ser aprovados, em relação ao quanti- tativo de unidades existentes em cada instituto. Havendo empate entre as propostas, o critério de desempate levaria em consideração o campus localizado em municípios com menor índice de desenvolvimento hu- mano (IDH). Tabela 2 - Número de projetos aprovados em relação ao quantitativo de unidades existentes em cada IF Distribuição de números de unidades por IFs Projetos possíveis 16 a 25 unidades 05 10 a 15 unidades 04 07 a 09 unidades 03 Até 06 unidades 02 Fonte: MEC/SETEC (2011) Em relação aos recursos financeiros, cada campus iria dispor do total de cem mil reais, distribuídos da seguinte forma: para a compra de uniforme reservava-se R$ 8.000,00, para o auxílio financeiro às es-
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz