História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

241 Aline Nunes da Cunha de Medeiros transversal na concepção do Projeto Mulheres Mil. Na tabela abaixo, podemos observar o formato dos primeiros cursos do PMM. Tabela 1 - Histórico do Programa: Projeto Piloto de 2007-2010 Estado Nome do projeto Mulheres atendidas Área de formação Alagoas O doce sabor de ser 80 Gastronomia Amazonas Transformação, cidadania e renda 120 Governança Bahia Mulheres: um Tour em novos horizontes 120 Turismo e Hotelaria Ceará Mulheres de Fortaleza 120 Governança e Gastronomia Maranhão Alimento da Inclusão Social 160 Processamento de alimentos Pará Costurando um melhor amanhã para as mulheres do Igarapé Mata Fome 150 Corte, costura e informática Paraíba Beneficiamento e transformação de pescado 160 Processamento de pescado e artesanato Pernambuco Mulher Pernambucana em primeiro lugar 120 Artesanato, gastronomia e informática Piauí Vestindo cidadania 60 Corte, costura-confecção Rio Grande do Norte Casa da Tilápia 120 Beneficiamento do couro do peixe Roraima Inclusão com educação 80 Processamento de alimentos e informática Sergipe Do lixo a cidadania 80 Reciclagem de resíduos sólidos e artesanato Tocantins Construindo cidadania através da arte 80 Bioartes, pintura de tela, artesanato com produtos artesanais Fonte: adaptada pela autora a partir do trabalho de Altoé (2017). Percebe-se, a partir da análise dos primeiros cursos, que as áreas destinadas à formação foram reservadas a qualificações vinculadas tra- dicionalmente ao gênero feminino. Esse histórico vai permanecer ao longo do programa, em que pese que grande parte dos cursos não vá romper com a lógica de reprodução e dos papéis sociais destinados a mulheres e homens. Cabe ressaltar que as instituições capacitadas para gerir o projeto foram os Institutos Federais. O desenvolvimento do pro- jeto coube a Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz