História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

240 Um olhar sobre o Programa Mulheres Mil a partir de duas experiências da economia... com os documentos que apontam para a necessidade de atenção à desi- gualdade acometida às mulheres e às crianças (são as maiores vítimas do analfabetismo, da exploração sexual, de condições precárias de trabalho, dos menores salários e de mortes em decorrência de gravidez precoce e indesejada). Todavia, é reconhecido o caráter ambíguo no qual se cons- titui a proposta, que em seu bojo traz elementos que vão ao encontro do capital quando vincula a preparação das mulheres para o mundo do trabalho com o fim de responder aos interesses econômicos, engros- sando a reserva de mão de obra. Do mesmo modo, traz elementos que buscam conscientizar as mulheres de seus direitos, contribuindo para transformações internas; de outra forma, do ponto de vista da formação técnica, oferta formações com viés para a sustentabilidade, associativis- mo, cooperativismo e, paralelamente, o empreendedorismo, concep- ções com ideologias opostas sobre o trabalho e a organização social. HISTÓRICO DO PMM: A PARCERIA BRASIL – CANADÁ O Programa de intercâmbio de conhecimentos para a promoção de equidade - PIPE (2005-2010) envolveu o Brasil e o Canadá com a intenção de fortalecer as relações bilaterais entre os países e aumentar a equidade. O foco geográfico do programa tinha o Nordeste como obje- to e as áreas de concentração incluíam a saúde, governança 2 e mundo do trabalho. A experiência do Canadá com políticas voltadas à inclusão da mulher no mercado de trabalho e o senso de comunidade característico do país influenciaram na consolidação de um projeto de cooperação (Brasil-Canadá) entre 2003 a 2005 3 e, devido ao êxito, ampliou-se, tor- nando-se um projeto piloto compreendendo um maior número de es- tados. As questões de gênero e meio ambiente foram tratadas de forma 2 Esse conceito é trabalhado por Eneida Shiroma e Olinda Evangelista para entender as mudanças na relação entre Estado e Sociedade Civil, no contexto da nova gestão pública. As autoras associam o termo às ações e aos processos, mecanismos e estratégias de governo. Para saber mais: SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Olinda. Estado, Capital e Educação: reflexões sobre hegemonia e redes de governança. Educação e Fronteiras On- -Line , v. 4, n. 11, p. 21-38, 2014. 3 O trabalho de André Altoé (2017) faz uma discussão acerca da cidadania feminina a partir da experiência no Programa Mulheres Mil, no Instituto Federal Fluminense, campus Cam- pus-Guarus. O autor remete a origem do programa com o projeto de cooperação entre o Niágara College do Canadá e o Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET/RN) nos anos de 2003 a 2005. Em 2005 a cooperação foi ampliada e passou a envolver mais quatro CEFETs: Amapá, Pará, Ceará e Bahia.

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