História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

24 Entre impressos pedagógicos e repositórios digitais: contribuições teórico-metodológicas... que levaram o professor-pesquisador e/ou pesquisador-historiador a en- contrar sua temática de pesquisa, bem como, as suas escolhas teóricas e metodológicas. A constituição desse capítulo tem origem em um contexto mais amplo, a elaboração de um projeto de ensino, pesquisa e extensão que visava recuperar, inventariar, guardar e analisar a História da Educação na cidade de Bagé, Rio Grande do Sul (RS). Esse plano de trabalho 4 surgiu de uma demanda pessoal, que se traduzia em pensar, elaborar e conduzir um plano de trabalho que consistia em fomentar a formação de um Grupo de Pesquisa em História da Educação na Universidade Fe- deral do Pampa (UNIPAMPA) ; estimular estudos e pesquisas na área de História da Educação junto aos acadêmicos dos cursos das licenciaturas, bem como, caracterizar a relevância da disciplina de História da Educa- ção e de pesquisas relacionadas com essa área na formação pedagógica dos professores . Em função dessas demandas pessoais e pelo empenho em es- tabelecer relações entre as pesquisas em história e história da educação com os cursos de Licenciatura 5 existentes na UNIPAMPA, criou-se um movimento para a constituição do Núcleo de Pesquisas em História da Educação (NUPHE) 6 na cidade de Bagé. A partir dessa compreensão e ancorado na ideia de que os estu- dos em História da Educação surgem da necessidade de uma renovação teórico-metodológica, temos por base que esses trabalhos pretendam dar voz aos esquecidos, aos atores envolvidos nos processos educativos, ao cotidiano escolar, aos aspectos da cultura escolar, bem como enfati- zar uma visão mais profunda dos espaços sociais, materiais, culturais e 4 Esse projeto nasceu da necessidade de propor uma ação pedagógica em face do concurso público para professor universitário realizado no ano de 2006, pelo pesquisador Alessandro Carvalho Bica. Cabe lembrar, que a Universidade Federal do Pampa foi criada no primeiro Governo Lula (2002-2006), e que ocorreu no bojo da constituição de políticas públicas de expansão universitária diretamente relacionadas ao Ensino Superior no Brasil. 5 Atualmente existem 06 (seis) cursos de licenciaturas no campus da Unipampa Bagé, a saber: Letras, Línguas Adicionais, Música, Matemática, Química e Física, sendo que a ca- deira de História da Educação Brasileira é oferecida aos alunos ingressantes, nos primeiros semestres como disciplina obrigatória. 6 O Núcleo de Pesquisas em História da Educação da Unipampa, campus Bagé, foi criado e cadastrado no CNPQ em abril de 2008. Atualmente, em função de um processo de ex- pansão interno e reordenamento de suas linhas de pesquisas, mudou seu nome para Grupo de Estudos em Educação, História e Narrativas (GEEHN) , porém, permanecendo com uma linha dedicada as pesquisas em/na História da Educação.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz