História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

237 UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MULHERES MIL A PARTIR DE DUAS EXPERIÊNCIAS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NO INSTITUTO FEDERAL DE PELOTAS: RECICLADORA DE RESÍDUOS SÓLIDOS E CARTONAGEIRA À MÃO Aline Nunes da Cunha de Medeiros 1 INTRODUÇÃO Inicialmente o Programa Mulheres Mil (PMM), foi desenvolvi- do como projeto piloto (2005-2010) e, a partir de 2011, transformado em um programa de abrangência nacional. Tal programa foi uma res- posta do Brasil advinda da influência internacional no plano do comba- te à pobreza. O programa teve por meta fornecer formação profissional para mulheres a partir dos 16 anos, em situação de vulnerabilidade so- cial, com a intenção de inseri-las no mundo do trabalho. Em 2014, foi incorporado ao PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), de forma que também passou a fazer uso do recur- so financeiro destinado à bolsa formação. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Minis- tério da Educação exerce a função como coordenadora nacional da po- lítica de Educação Profissional e Tecnológica de todo o país. Entre as competências está a de planejar, formular, coordenar e avaliar as polí- ticas de educação profissional e tecnológica em geral e a oferta da bol- 1 Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2003); es- pecialista em História do Brasil (2004); graduada em Ciências Sociais (2009) e mestre em Educação (2008) e doutora em Educação (2019). Foi professora da rede municipal de Pelotas e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, entre 2003 a 2013. Trabalhou no IFSUL, Campus Avançado Jaguarão, na função de Técnica em Assuntos Educacionais entre 2014 até 2016. Atualmente, trabalha na UFPEL, no cargo de Técnica em Assuntos Educacionais. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do esporte e políticas públicas.

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