História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
234 Lei nº 13.415/2017: a reforma do ensino médio e suas reverberações para a formação... ______. Ministério da Educação. Portaria Nº 1.145, de 10 de outubro de 2016. Institui o Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, criada pela Medida Provisória Nº 746, de 22 de se- tembro de 2016. Diário Oficial da União , Brasília, DF, 11 out. 2016. ______. Ministério da Educação. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União , Brasília, DF, 23 dez. 1996. ______. Ministério da Educação. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União , Brasília, DF, 17 fev. 2017. BUENO, M. Políticas atuais para o ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2000. FERRARO, Alceu. Liberalismos e educação: Ou por que o Brasil não podia ir além de Mandeville. Revista Brasileira de Educação . v. 14, n. 41, p. 308-325, 2009. FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: ______; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensi- no Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2010. p. 21-56. ______; CIAVATTA, Maria. Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio. Revista Educ. & Soc. , Campinas, v. 32, n. 116, p. 619- 638, jul./set. 2011. GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira. São Paulo: Cortez, 2009. GIL. Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008. HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005a. LÜDKE, M; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação . São Paulo: EPU, 1986. MESZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008. PERONI, Vera. Mudanças na configuração do Estado e sua influência na política educacional. In: ______; BAZZO, Vera Lúcia; PEGORARO, Ludimar (Org.). Dilemas da educação brasileira em tempos de glo- balização neoliberal. Porto Alegre: UFRGS, 2006. p. 11-24.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz