História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

223 LEI Nº 13.415/2017: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUAS REVERBERAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DAS CAMADAS POPULARES Aline Aparecida Martini Alves 1 Cuando era niño mi abuela me contó la fábula de los ciegos y el elefante. Estaban los tres ciegos ante el elefante, uno de ellos le palpo el rabo y dijo: - Es una cuerda. Otro ciego acarició una pata del elefante y opinó: - Es una coluna. Y el tercer ciego apoyo la mano en el cuerpo del ele- fante y adivinó: - Es una pared. Así estamos ciegos de nosotros, ciegos del mundo. Desde que nacemos nos entrenan para ver nada más que pedacitos. La cultura dominante, cultura del desvínculo, rompe la historia passada como rompe la realidad presente; y prohíbe armar el rompecabezas. (Eduardo Galeano) Ao observar a História da Educação no Brasil, percebo que a escola é um objeto de disputa e um importante meio para a propagação de ideologias dominantes, reflexo de um Estado permeado por elitis- mos, coronelismos e autoritarismos, em que a classe economicamente 1 Possui graduação em Pedagogia - Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Especialização em Gestão Educacional pelas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). É Mestra em Educação, no Programa de Pós-Graduação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) - Bolsista CAPES - Observatório de Educação. Professora das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) nas disciplinas de Legislação Educacional e Política Educacional na Educação Básica, professora da rede estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Sul e da rede municipal de ensino de Gra- vataí/RS. Exerceu a função de Formadora Regional do Pacto pelo Fortalecimento do Ensi- no Médio (MEC/SEDUC-RS/28ªCRE). Frequenta o Programa de Educação Continuada do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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