História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

218 Identidade docente nas páginas da Revista Polivisão: influências teóricas e movimento social e a valorização das instâncias democráticas. O corpo docente envolvido na publicação das matérias, costumeiramente assume uma postura pro- gressista e crítica com relação aos problemas ambientas e às consequências da sociedade capitalista. Percebe-se, ainda, uma preocupação em valorizar a cultura local. Da mesma forma como foi realizado com o sumário do número 1, foram identificadas as matérias do número 2 (quadro 2): Quadro 2 - Seções, artigos e autoras/autores do número 2 Seção Título Autor (a) Educação A escola está sendo democrática? Suely Eva dos N. Braga Quando será que a educação… Mercedes M. Wolff O Ensino Agropecuário no contexto educacional brasileiro Sebastião Fich da Rosa Qualificação ou preparação para o trabalho Roque José Walker Encontro Estadual de Diretores de Escola do Rio Grande do Sul Sem indicação de autoria Política Reforma Agrária Benito Izolan Constituinte David José Fleck O Evangelho do Povo Jorge Alberto Mendes Ribeiro Esporte Educação Física, Saúde e Recreação Valdionor A. da Costa Psicologia Autoconceito e as percepções José Luiz V. Pontes Folclore Curiosidades folclóricas Onofre Machado Ramos Escola O GEML informa Diretoria do GEML Aluno também escreve Gilson Becker Guinther Knach José Vilmar de A. Júnior Denilson da Silva Maria Luiza Ferri Carlos Leandro José Roberto Clairton Márcio Colombo Mara Beatriz dos S. Gomes Reflexão Faze, o mundo precisa de ti Maria Bisilisa I. da Silva Passatempo Ellidio Della Giustina Comunicações Sem menção de autoria Correspondência Sem menção de autoria Fonte: Elaborado pela autora. No mesmo sentido que as matérias publicadas na primeira edi- ção, os artigos publicados no segundo número, mantém uma postura crítica e preocupada com a formação crítica das e dos estudantes em um contexto capitalista. Novamente, temas decorrentes do momento de re- democratização retornam à pauta e tornam-se presentes, como a Cons-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz