História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
216 Identidade docente nas páginas da Revista Polivisão: influências teóricas e movimento social do qual decorre a busca de uma escola pública de qualidade, aberta a toda população; e outro marcado pela preocupação com o aspecto econômico-corporativo, portanto de caráter reivindicativo, cuja expressão mais saliente é dada pelo fenô- meno das greves que eclodiram a partir do final dos anos de 1970 repetindo-se em ritmo, frequência e duração crescentes ao longo da década de 1980 e penetrando nos anos de 1990. (SAVIANI, 2004, p. 45). Além do fortalecimento identitário por meio dos movimentos sociais, Hernández aponta que uma profissão se fortalece, também: “ […] cuando la profesión goza de un respaldo doctrinal y cien- tífico que la defiende conceptualmente, que es cultivado em ocasiones em congresos cientificos o encuentros formativos donde se reúnen los profesionales”. (HERNÁNDEZ, 2018, p. 20). Conceitualmente, encontra-se forte referência em Paulo Freire, seja por sua utilização em cursos de formação de professores, seja pelos debates gerados no âmbito das organizações sindicais. A grande influên- cia desse autor e de outros de viés marxistas carecem de um estudo mais aprofundado que buscará na formação de tais docentes e na sua prática, as origens de tal influência. Para compreender quais os elementos constituem uma identi- dade docente entre o corpo de professoras e professores da Escola Poli- visão, optou-se por iniciar uma seleção de textos que poderiam abordar temas relacionados à escola e ao trabalho de professor. Para tanto, ini- ciou-se um levantamento a partir do sumário. Algumas seções, ao longo dos três números, repetem-se (Educação, Política, Psicologia e Comu- nicações), outras constam em dois números (Esportes, Escola, Pesqui- sa e Passatempo), outras constam em apenas um número (Economia/ Meio ambiente; Reflexão, Sociedade, Saúde, Folclore e Correspondên- cia). As seções não apresentavam um ordenamento previsto, constando em diferentes páginas conforme o número. Ao analisar o sumário do primeiro número, verificou-se que al- guns elementos para a compreensão da identidade docente poderiam ser encontrados nas diversas seções. Essa edição constava das seguintes matérias (quadro 1):
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz