História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

215 Maria Augusta Martiarena de Oliveira Polivalente”. O qual contava com um capítulo de Anísio Teixeira, in- titulado “ A escola secundária em transformação ”. Entretanto, o capítulo de Gildásio Amado, denominado “Ginásio orientado para o Trabalho (Ginásio Polivalente)” é o texto em que se apresenta a estreita relação entre as instituições propostas e os ginásios vocacionais, de inspiração norte-americana. Nesse bojo de influências e enfrentamentos entre propostas es- colanovistas e tecnicistas, estabeleceu-se a Escola Maria Teresa Villanova Castilhos, no ano de 1974. No âmbito dessa escola, produziu-se a Re- vista Polivisão, que intencionava alcançar a todo o litoral norte. Coa- duna-se com Hernández (2015) ao afirmar que a imprensa pedagógica apresenta sua própria identidade, a qual se constrói, em um contexto informativo e hermenêutico tanto dos problemas dos professores, como relacionado às instituições e associações dos mesmos. Entende-se que a Revista Polivisão se constitui em fonte cujo estudo permite delinear a identidade docente durante a década de 1980, seja pelas suas influên- cias teóricas, seja pelos órgãos sindicais em que se agregam. IDENTIDADE DOCENTE: TEORIA E MOVIMENTO SOCIAL Como mencionado anteriormente, entende-se que a identidade docente com a qual nos deparamos encontra-se fortalecida pela com- preensão do magistério enquanto classe. Assim como Bourdieu (2011) que aponta para a organização enquanto movimento social como ele- mento conformador da identidade, Hernádez (2018, p. 20) afirma que: Una profesión es tanto más fuerte, influyente y cohesionada, respetada en todos los ámbitos de la vida pública, cuanto es capaz de lograr una sólida asociación de sus miembros para defender mejor sus intereses salariales y de status (corporacio- nes, sindicatos, colegios profesionales). Destaca-se que o magistério estadual, do qual os docentes da Escola Polivalente eram parte, encontrava-se articulado por meio do CPERS-Sindicato. As mobilizações a partir da década de 1970, fortale- ceram trais traços identitários. Segundo Saviani: A organização dos educadores no período referido pode ser caracterizada por dois vetores distintos: aquele marcado pela preocupação com o significado social e político da educação,

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz