História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

214 Identidade docente nas páginas da Revista Polivisão: influências teóricas e movimento social o que configurou a Escola Polivalente de Osório, como um campo de embates. Nesse sentido, deve-se ter em conta que: A Educação Profissional é o locus mais visível da educação pelo trabalho, seja no sentido técnico e tecnológico, seja no sentido político, como movimento que oscila nas duas dire- ções: quer como educação pelo trabalho na sua negatividade, enquanto submissão do trabalhador e expropriação do tra- balho, quer na sua positividade, enquanto espaço de conhe- cimento, de luta e de transformação das mesmas condições. (CIAVATTA, 2015, p. 32). Como espaço de conhecimento, as relações entre educação e trabalho, na Escola Polivalente, propiciaram o estabelecimento de uma instituição que prezou pela formação integral de seus alunos. Tal forma- ção, ficou evidenciada nos textos publicados na Revista Polivisão, orga- nizada pelos docentes da escola. Evidenciada, também, ficou quando da participação nas comemorações cívicas, utilizando um espaço que antes era de afirmação do regime vigente, como um espaço de reivindicação e protesto social. Como mencionado anteriormente, a rede de escolas polivalen- tes foi criada em 1971 e integrava as ações advindas da Lei nº 5.692/71, que alterava a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.º 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Conforme Saviani (2004, p. 41): “Sob a égide do regime militar implantado em 1964, desencadeou-se um processo de reorientação geral do ensino no país”. Ainda que a cria- ção das Escolas Polivalentes esteja atrelada aos interesses tecnicistas do regime militar, pode-se relacionar a sua proposta com os ginásios voca- cionais, surgidos durante o contexto do movimento renovador. Segun- do Saviani: Expressando a hegemonia do movimento renovador, a década de 1960 foi uma época de intensa experimentação educati- va. Além dos colégios de aplicação, que se consolidaram nes- se período, surgiram os ginásios vocacionais, deu-se grande impulso à renovação do ensino de matemática e de ciências, colocando em ebulição o campo da pedagogia. (SAVIANI, 2004, p. 40). A influência aqui mencionada, pode ser percebida notadamente com a publicação, em 1969, pelo Ministério da Educação e Cultura, através de sua Secretaria para o Ensino Secundário (deve-se compreen- der que considerava-se ensino secundário, não apenas o 2º grau, mas as séries finais do 1º grau) do livro “Subsídios para o estudo do Ginásio

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