História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
213 Maria Augusta Martiarena de Oliveira Para o estudo dessa dualidade estrutural, a Escola Polivalente configura-se em objeto extremamente importante. E, também, relacio- nado a esta conjuntura da educação profissional, apresenta-se o segundo motivo que aponta para a relevância do estudo dessa instituição: a sin- gularidade de seu contexto de criação: sua fundação ocorreu durante a Ditadura Militar, no bojo dos acordos entre o Ministério da Educação e a Agência Internacional de Desenvolvimento (MEC-USAID), os quais visavam formar mão de obra pouco onerosa, em nível de primeiro grau (equivalente ao Ensino Fundamental). Nesse sentido, junto à formação propedêutica, eram oferecidas disciplinas técnicas, as quais, em 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases atual, foram extintas (contudo, elas só saíram do currículo depois do ano 2000). A singulari- dade de seu contexto de criação relaciona-se ao que Magalhães afirma: Mais do que uma área ou domínio técnico-científico, a educa- ção é um complexo plurifacetado e categorial transformativo, escalar, interdisciplinar, com uma geografia variável e, directa ou indirectamente, afectado por ideologias. (MAGALHÃES, 2010, p. 19). Compreendo que, atualmente, uma série de riscos interpõe-se à utilização do conceito de ideologia, o qual ganhou muito espaço no senso comum, sem qualquer fundamentação teórica. Entretanto, opto por trazer tal afirmação de um historiador da educação tão renomado como o é Justino Magalhães, por compreender como é necessário en- tender a existência de uma série de influências ideológicas que pautam a instituição escolar. Não se trata de uma visão doutrinária, mas se re- laciona às concepções de “escola” presentes em diferentes grupos e em diferentes períodos. A Escola Polivalente de Osório, elemento integrante de uma rede, possuía em sua criação uma série de influências ideológicas atrela- das ao regime militar, então vigente no Brasil. Tecnicismo, preparação para o mercado de trabalho, eram características marcantes nesse con- texto. Entretanto, deve-se ter em conta que as rupturas políticas não conseguem romper de forma completa e imediata com o pensamento educacional preponderante no período anterior. Não se pode esquecer que durante algumas décadas do século XX, a Escola Nova teve grande influência no setor educacional. Embora a proposta de educação duran- te a Ditadura Militar estivesse atrelada ao tecnicismo, as práticas escola- res no âmbito da instituição ainda traziam as influências escolanovistas,
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz