História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
212 Identidade docente nas páginas da Revista Polivisão: influências teóricas e movimento social A ESCOLA POLIVALENTE E A REVISTA POLIVISÃO A Escola Maria Teresa Villanova Castilhos – Escola Polivalente, da cidade de Osório, constitui-se em objeto de pesquisa ao longo de uma trajetória de investigação iniciada em 2012, com o projeto “Acer- vos Escolares: as instituições educacionais de Osório”. Como afirma Justino Magalhães: A escola é tema recorrente da história da educação. Abordada sob diversas perspectivas de informação e análise, a historio- grafia da escola vem sendo ampliada e renovada. Nos últimos anos, multiplicaram-se os olhares sobre a especificidade (cul- tura escolar, pedagogia, arquitectura, mobiliário, materiais didácticos, artefactos, disposição espacial); diversificaram-se estudos comparativos de amplitude territorial (local, regional, nacional, federal); foram revigorados parâmetros e perspecti- vas sobre mundialização e globalização do processo e do mo- delo pedagógico-didáctico escolares”. (MAGALHÃES, 2010, p. 33). Como menciona o autor, escola é tema usual na História da Educação, entretanto, pode ser analisada a partir de diferentes pers- pectivas. Tendo em vista que atuo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, que é uma instituição de educação profissional, tornava-se muito adequado realizar, então, uma investigação sobre uma escola criada para oferecer, também, uma for- mação profissional. A História da Educação Profissional ainda é um campo com relativamente poucas produções na área de História da Educação, notadamente se comparada com outros temas. O seu estudo é extremamente relevante, inclusive no que tange à compreensão do papel e da missão dos Ifs. Existe uma série de elementos que perpetram a história da educação brasileira, os quais definem espaços e funções determinadas para cada nível e/ou modalidades de ensino. Nesse senti- do, é fundamental pensar no que afirma Maria Ciavatta, referência nos estudos de Educação Profissional e Educação e Trabalho: A educação, no Brasil, tem acompanhado a divisão social do trabalho que separa os que pensam dos que executam, atri- buindo a cada classe de trabalhadores remuneração e lugares sociais diferentes. A história da educação brasileira tem um tema recorrente, a separação entre a cultura da escola, a cultu- ra geral e a cultura do trabalho, a formação profissional para o mercado de trabalho, para a produção, o produtivismo e a competição sem limites – hoje mais grave, diante da mundia- lização do capital. (CIAVATTA, 2007, p. 15).
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