História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

211 Maria Augusta Martiarena de Oliveira a constituição de uma identidade docente durante a década de 1980 esteve atrelada à sua constituição enquanto classe. Conforme Bourdieu (2011, p. 134): Os agentes e grupos de agentes são assim definidos pelas suas posições relativas nesse espaço. Cada um deles está acantona- do numa posição ou numa classe precisa de posições vizinhas, quer dizer, numa região determinada do espaço, e não se pode ocupar realmente duas regiões opostas do espaço – mesmo que tal seja concebível. Tendo em vista o que afirma o autor, compreende-se que iden- tidade e movimentos sociais são categorias que se encontram atreladas no estudo do objeto proposto. Deve-se ter em conta que: E a probabilidade da mobilização em movimentos organizados, dotados de um aparelho e de porta-voz (provavelmente aqui- lo que leva a falar de classe) será inversamente proporcional ao afastamento nesse espaço. (BOURDIEU, 2011, p. 137). Para o estudo da identidade do corpo docente da Escola Poli- valente, utiliza-se de três números da Revista Polivisão. Ao abordar a imprensa pedagógica, é importante ressaltar que: El origen de la prensa pedagógica de los profesores va muy vinculado al proceso de afirmación de los maestros, de los profesores, como profesionales especializados y miembros de un grupo amplio de personas con problemas e intereses com- partidos en el sector de la enseñanza, como lo fueron miles de maestros españoles en el corazón del siglo XIX. (HERNÁN- DEZ, 2018, p. 19). Ao estudar periódicos locais, é relevante mencionar que: Son periódicos que, salvo excepciones, tienen una vida corta, casi episodica, consecuencia de ser iniciativas particulares de maestros decididos, pero que gozan de no muchos recursos económicos para sostenerse. (HERNÁNDEZ, 2018, p. 20). Sendo assim, independentemente da existência de um número pequeno de publicações, deter-se nas páginas de tais publicações é impor- tante no sentido de compreender contextos específicos. Além disso, a plu- ralidade de temas abordados e a sua estreita relação com a educação são de fundamental importância para a História da Educação. Dessa forma, [...] un vivace e fitto dibattito viene animato dalla rivista sul ruolo dei maestri elementari, sulle condizioni personali e pro- fessionali di vita e specialmente sui rapporti con el ammini- strazioni comunal. (D’ALESSIO, 2018, p. 173).

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz