História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
210 Identidade docente nas páginas da Revista Polivisão: influências teóricas e movimento social gre. Historicamente, a cidade constituiu-se a partir de sua emancipação, no ano de 1857, da cidade de Santo Antônio da Patrulha, um dos mu- nicípios mais antigos da região. Nesse período, a cidade recebia outras denominações, como Conceição do Arroio e Vila da Serra. O municí- pio, na década de 1930, passou a chamar-se Osório, em homenagem ao Marechal Manoel Luís Osório, patrono da Cavalaria nacional, que ali nasceu. Durante o primeiro ano de redemocratização, 1986, circulou, em Osório, uma revista chamada Polivisão 2 , editada pelos professores da Escola Maria Teresa Villanova Castilhos – Escola Polivalente 3 . Tal instituição foi criada no Regime Militar e integrava a rede de escolas po- livalentes, surgidas a partir dos acordos entre o Ministério da Educação (MEC) e a Agência Internacional para o Desenvolvimento (USAID). O presente trabalho objetiva analisar o fortalecimento da iden- tidade docente a partir do estudo da Revista Polivisão. Para tanto, pre- tende-se compreender quais influências teóricas norteavam a escrita dessas e desses docentes. Além disso, objetiva-se estudar a influência dos órgãos sindicais a que se vinculavam esses professores e a influência de movimentos sociais tais como as greves do magistério estadual. Para o seu desenvolvimento, conta-se notadamente com as cate- gorias de identidade e movimentos sociais, bem como a partir dos apor- tes da imprensa pedagógica. Com relação à identidade, entende-se que 2 Uma apresentação global da Revista Polivisão, especificamente dos três números en- contrados no Arquivo Histórico Antônio Stenzel Filho, pode ser encontrada em: MAR- TIARENA DE OLIVEIRA, Maria Augusta Martiarena de. Revista Polivisão: a imprensa pedagógica em uma escola polivalente. In: HERNÁNDEZ DIAZ, José María (Ed.). La prensa pedagógica de los profesores . Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2018, p. 215-228. 3 A Escola Polivalente de Osório conta com algumas publicações, tais como: MARTIA- RENA DE OLIVEIRA, Maria Augusta. Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos – Escola Polivalente: acervos fotográficos e História da Educação. RIDPHE. Revista Iberoameri- cana do Patrimônio Histórico-Educativo , v. 3, p. 323-336, 2017. PIRES, E. N.; SILVA, T. S. S.; MARTIARENA DE OLIVEIRA, Maria Augusta . História e Memória: O Acervo Iconográfico da Escola Polivalente em Osório/RS da sua Inauguração à Promulgação da LDB/96. In: VIANNA, Marcelo et al. (orgs.). Livro de trabalhos [do] VI Ofícios de CLIO: pesquisadores, acervos e espaços de memória. 1. ed. Ivoti: ISEI, 2018, v. 1, p. 89-102. CIN- CA, K. A. S.; SILVA, T. S. S.; OLIVEIRA, Maria Augusta Martiarena de. Escola Polivalen- te: a digitalização de acervo fotográfico como forma de preservação da sua memória. In: 22º ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – ASPHE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E POLÍ- TICAS EDUCACIONAIS: 20 Anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, 2016, Bagé. Anais do 22° Encontro da ASPHE. Bagé: Editora da UNIPAMPA, 2016. v. 1. p. 749-756.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz