História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

209 IDENTIDADE DOCENTE NAS PÁGINAS DA REVISTA POLIVISÃO: INFLUÊNCIAS TEÓRICAS E MOVIMENTO SOCIAL Maria Augusta Martiarena de Oliveira 1 Politicamente, o século XX no Brasil, foi marcado por períodos diversificados e por grandes transformações. O campo da História da Educação conta com diversos estudos sobre esse período tão contur- bado, entretanto, sobre as décadas finais do século XX são dedicadas poucas investigações nessa área. O presente estudo situa-se na década de 1980, marcada pelo período de redemocratização política, o que ocorreu após vinte e um anos de Ditadura Civil Militar. Entende-se que o estudo de tal período é relevante tendo em vista que há poucos sobre esse recorte temporal, bem como pela importância de compreender o contexto educacional no seio de transformações políticas de grandes dimensões. Refletir sobre a escola durante a transição de um governo autoritário para um democrático é relevante no sentido de compreen- der a escola gestada nas últimas décadas do século XX, cujas influências estão presentes diretamente na atualidade. Este trabalho se desenvolve a partir de um contexto local espe- cífico, situa-se no litoral norte do estado do Rio Grande do Sul, especi- ficamente na cidade de Osório. Embora seja evidente o grande número de estudos sobre o estado do Rio Grande do Sul, destaca-se a pequena produção dedicada à região anteriormente mencionada. Destaca-se que esse município se encontra relativamente próximo da capital, Porto Ale- 1 Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Pelotas (2001), Mestrado (2005) e Doutorado (2012) em Educação - linha de pesquisa Filosofia e História da Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação e de História, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Fotogra- fia, Educação na Primeira República, História do Rio Grande do Sul, História do Brasil e da América Latina. Além disso, coordena o GT de História da Educação da AnpuhRS, gestão 2018-2020.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz