História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

208 A história de um pesquisador em formação, seu lócus de investigação e seus estudos... GONTIJO, Rebeca. Manoel Bomfim, “pensador da História” na Primeira República. Revista Brasileira de História , São Paulo, v. 23, n. 45, p. 129-154, 2003. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Olinda. Estado, Capital e Edu- cação: reflexões sobre hegemonia e redes de governança. Educação e Fronteiras On-Line , v. 4, n. 11, p. 21-38, 2014. STRECK, Danilo R. Rousseau & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 136 p. ______. Correntes pedagógicas – uma abordagem interdisciplinar. Petrópo- lis, RJ: Vozes, 2005. 167 p. ______. Educação do povo e cidadania: uma relação a ser recriada. In: TOR- RES, Artemis; SEMERARO, Giovanni; PASSOS, Luiz Augusto (orgs.). Educação, fronteira política . Cuiabá: EdUFMT, p. 59-70, 2006. UEMORI, Celso Noboru. Darwin por Manoel Bomfim. Revista Brasileira de História , São Paulo, v. 28, n. 56, p. 327-348, 2008.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz