História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

203 Dênis Wagner Machado trabalho educativo amalgamou-se à missão civilizatória. Em A América Latina: Males de Origem , o cultivo das próximas gerações estava apoiado na proposição de educação para as massas como uma prioridade de toda a sociedade, não somente das normalistas, como fica mais tangente no discurso. Especialmente por elas, por conta do fazer educativo, mas, so- bretudo pelos dirigentes do país, que deveriam convergir mais esforços para a escolarização da população brasileira. Embora bancasse a defesa das iniciativas republicanas, as ideias que Bomfim proferia, em ambas as produções, buscavam transcender o que estava posto, buscavam estar aquém das ações e empreendimentos postos em prática no período em questão pelos demais republicanos. Uma das características mais tangíveis, no discurso e no livro, é a in- tenção de integrar o povo a um projeto de nação, ainda que este não estivesse sistematizado. Bomfim esboçou grande parte da ideologia que o moldou, procurou mostrar como determinações sociais e econômicas estavam obstruindo não apenas o progresso material, mas também o desenvolvimento intelectual da sociedade. Pela lógica de Bomfim, o enfrentamento do analfabetismo de- veria se dar exclusivamente na escola e na institucionalização da escola pública, que deveria ser, na época, o principal canal de acesso ao co- nhecimento das classes menos abastadas. Verificamos, então, que para o sergipano urgia necessária a defesa ferrenha da universalização do en- sino conjuntamente ao amparo que o Estado deveria prover para com a democratização da escola primária. No discurso ou no livro, os pará- grafos finais de Manoel Bomfim estão direcionados para a necessária construção de um futuro moral e intelectual melhor para os brasileiros. Porém, este deveria ser conquistado aquém de qualquer expressão de força e sim pela razão e inteligência. Evidenciava, deste modo, que os brasileiros poderiam superar as referidas inferioridades, principalmente se toda a sociedade se engajasse em um mesmo ideal, no caso, aquele que o sergipano vinha esboçando desde suas primeiras frases, ainda no discurso. Se as formas de combate a nossa inferioridade estavam postas, restava finalmente difundir o conhecimento e as virtudes morais às no- vas gerações. O sergipano demonstrou em seu todo uma precisa rigidez na colocação de temas pertinentes à nação, à sociedade e à educação de seu tempo, em resumo e em relevo, destacamos: democracia; liberdade; educação; progresso social; processo civilizatório; realçamento da socie- dade; preparo para a vida; projeto de futuro; combate à ignorância e ao

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