História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

201 Dênis Wagner Machado identificar as principais ideias de Manoel Bomfim nos domínios da política e da educação; discutir o pensamento político pedagógico de Manoel Bomfim na relação com o projeto de Brasil que se pretendia edificar naquele momento histórico; entender e expor a militância de Manoel Bomfim em termos de curto, médio e longo prazo e; dialo- gar o que entendia por política, educação e pensamento pedagógico em Manoel Bomfim (premissas, pressupostos, processos, métodos e aplicações). A problemática que me inspirava era a seguinte: quais eram e onde se originaram as concepções de educação de Manoel Bom- fim e de que maneira sua visão educacional esteve permeada em seus escritos? Com esta pergunta contemplavam-se aspectos filosóficos, históricos, políticos e científicos que inspiraram e influenciaram o pensamento de Manoel Bomfim. A ideologia e a realidade que o for- mou, que inspirou seus escritos e sua proposição de mudança social pelo viés da educação. Diante do mapeamento realizado e considerando o tempo de efetivação do Mestrado, sopesando ainda os objetivos (geral e específi- cos) do projeto, optou-se por selecionar parte das fontes levantadas, no caso: O discurso O progresso pela Instrucção (1904) e; o livro A Améri- ca Latina: Males de Origem (1905). Como documentos, ambos foram analisados dialeticamente com seu tempo e lugar de produção. Para conferir a investigação uma dimensão estrutural onde à análise dos elementos conjunturais não estivesse excluída, o conjunto de pressupostos teóricos que orientaram o procedimento metodológico tomou por alicerce a perspectiva dialética e adotou-se como referencial teórico-metodológico do trabalho a metodologia histórico-crítica. A preferência por desenvolver essa metodologia adveio da intencionali- dade de tratar a produção bibliográfica de Manoel Bomfim como do- cumentos históricos, percebendo os mesmos como campo empírico do estudo em questão. Articulando seus textos ao contexto de produção, ao cenário histórico propriamente dito, por isso, foram adotadas as formulações elaboradas por Dermeval Saviani, principal artíficie das concepções que resultaram em contribuições teóricas que passaram a se definir como Pedagogia Histórico-crítica. A metodologia histórico- -crítica motiva-se nos pressupostos teóricos da Pedagogia Histórico- -Crítica, cujo embasamento é a dialética, a relação do movimento e das transformações. Como nos explica Saviani:

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