História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

Este livro reúne textos que fo- ram produzidos por estudiosos do cam- po das Políticas Educacionais e da His- tória e Gestão da Educação, resultado de investigações realizadas em seu processo formativo no Programa de Pós-Gradua- ção em Educação, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, ou de pesquisas realizadas após essa formação. O elo comum entre eles foi a orienta- ção realizada pela Professora Berenice Corsetti, ao longo de sua atuação nesse Programa. A obra, que é constituída por dois volumes, reúne vinte e oito textos. O volume 2 , foi organizado em três partes, e conta com quatorze textos. A primeira parte, História da Educação: análises em contextos de mudanças , apresenta três textos. A segunda par- te desse volume, intitulada Políticas e Gestão da Educação: questões con- temporâneas em debate , apresenta-nos quatro textos. A terceira e última parte desse volume, Identidade e Formação dos Sujeitos: “novos” temas e “velhas” questões , constitui-se de sete textos. Os atuais ataques voltados às Ciências Humanas, às universidades, à educação e ao pensamento crítico inte- gram o avanço do neoconservadorismo no Brasil, constituindo-se numa ameaça aos direitos sociais, à soberania nacional, à preservação do meio ambiente, ao de- senvolvimento científico e tecnológico brasileiro, à educação pública, compro- metendo, com outras tantas iniciativas que estão em curso, o reconhecimento internacional de nosso país. Nesse ce- nário, reforçarmos que o debate e a re- flexão sobre a importância de Políticas Educacionais consequentes e do resgate da História da Educação Brasileira são fundamentais, e é o compromisso que lastreou a concepção e a elaboração des- ta obra.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz