História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
196 A história de um pesquisador em formação, seu lócus de investigação e seus estudos... 1902, dirigiu o Pedagogium 3 , ofício que iria repetir novamente entre os anos de 1911 e 1919. Entre 1902 e 1903, planejando se especializar em psicologia viajou a França, vindo a estudar na Sorbonne. No retorno, trazia consigo o esboço daquela que seria sua obra mais contundente, A América Latina: Males de Origem , publicado pela primeira vez em ju- nho de 1905. Seu discurso pró-conscientização/antialienação provocou reflexões tão complexas que alcançam os dias atuais. Médico por formação, Manoel Bomfim foi também jornalista, es- critor, historiador, sociólogo, psicólogo, educador e um dos mais importan- tes críticos do Brasil, além disso, [...] foi membro do Conselho Superior de Instrução Públi- ca do Distrito Federal [1895-1900 e 1905-1907], cargo que deixou em 1907. Neste mesmo ano, atuou como deputado federal, particularmente interessado em questões relativas ao ensino público [...]. (GONTIJO, 2003, p. 135). Seu legado compreende uma vasta produção intelectual, desde artigos de jornais, até livros fora de seu eixo de formação, além de dila- tada série de manuais didáticos. Seus assuntos mais recorrentes versam sobre medicina, Zoologia, Sociologia, Psicologia, Educação, História do Brasil e América Latina. Manoel Bomfim passou seus últimos dias lutando contra um câncer que lhe acometera, vindo a falecer em 21 de abril de 1932. Em sua obra máxime, Manoel Bomfim sugeria uma ação à teo- ria das raças inferiores, um combate contra a escravidão intelectual e moral, a negação da ideia de degeneração das espécies por ocorrência da mestiçagem, a crítica à instrução em história do período e a crença na educação, está entendida como projeto de uma possível identidade na- cional capaz de eliminar nossas mazelas sociais. No que refere ao cam- po da educação, Bomfim, proclamava uma educação fundamentada na emancipação dos povos com o desígnio de edificar uma sociedade mais justa, democrática e cidadã. Proferia: 3 O Pedagogium foi um centro cultural criado ao espelho do Parecer de Rui Barbosa (1882), ainda sob um projeto de Rodolfo Dantas para o ensino na capital carioca. Alguns historia- dores mais dedicados a seu estudo apontam que a premissa do mesmo é ainda mais antiga. De fato, abrindo suas portas em 1890, viria a fechá-las somente às vésperas de seu 30° aniversário (1919). Localizado no Rio de Janeiro, foi um empreendimento do nascente go- verno republicano. O Pedagogium agregou nas suas dependências um museu pedagógico e uma biblioteca rotativa para empréstimos de livros, além de promover cursos de especializa- ção, conferências e exposições, também auxiliou na editoração de uma revista pedagógica.
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