História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

194 A história de um pesquisador em formação, seu lócus de investigação e seus estudos... gações sistemáticas relativas à política educacional brasileira que produ- ziram conhecimento relevante a ponto de ser colocada à disposição dos responsáveis pelas elaborações e implementações das políticas públicas, bem como, comunidade escolar e instâncias organizadas da socieda- de civil brasileira, sobretudo rio-grandense, no sentido de oportunizar a tomada de decisões políticas concernentes às políticas educacionais, adequadas às demandas do presente, consideradas na perspectiva da ci- dadania e da democracia. Motivado pelo alcance que poderia haver frente à história das políticas da educação, inscrevi-me no XII Corredor das Ideias: nosso rosto latino-americano, as ideias, as experiências e as culturas, que ocor- reu em setembro de 2011 na UNISINOS. Neste, apresentei um traba- lho contemplando Manoel Bomfim e seu pensamento político-pedagó- gico numa perspectiva latino-americana. Era meu retorno aos estudos sobre o educador. Provocado por colegas e demais conhecidos, escrevi um projeto de pesquisa visando participar da seleção para ingresso no curso de mestrado 2012/01 do PPGEdu/UNISINOS. Conhecedor do que havia sido escrito e produzido sobre o educador, bem como, das lacunas ou pontualidades que poderiam ser mais bem trabalhadas, ela- borei um projeto que pretendia analisar a relação entre a concepção político-educacional de Manoel Bomfim, expressa nos manuais escola- res que este elaborou e usou nas primeiras décadas da jovem República brasileira e o significado que suas ideias tiveram no campo educacional e no meio social em que viveu. Almejava ainda verificar sua produção intelectual e a representação desta frente ao projeto de educação como redenção nacional, ou seja, a remodelação do país pela via da instrução pública. O processo seletivo transcorreu de forma muito transparente, sagrei-me selecionado e decidi encarar o desafio de continuar minha formação acadêmica, desta vez, no campo da Educação, da História e das Políticas Educacionais. Minha alocação como Mestrando stricto sensu do PPGEdu em muito só foi possível por conta da bolsa de fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a qual fui contemplado. Por conta disso, abri mão do emprego e dos recursos que vinha recebendo como Apoio Técnico. Entretanto, isto não significou meu afastamento da equipe de pesquisa, pelo contrário, na condição de orientando da Professora Doutora Berenice Corsetti, fiquei ainda mais conectado aos projetos, tanto de colegas mestrandos quanto da professora-orientadora.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz