História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
192 A história de um pesquisador em formação, seu lócus de investigação e seus estudos... Fleck no primeiro semestre de 2007, quando lecionava a disciplina acadêmica chamada Pensamento Social Brasileiro. Visto sem delongas, pois havia outros intelectuais a serem contemplados, Manoel Bomfim chamou minha atenção imediatamente. A princípio, lembro, pelo ra- dicalismo, mais tarde, pela originalidade, hoje, creio, pela trajetória de vida, pragmatismo crítico e legado intelectual. Bomfim, pensador que como tantos outros sofreram da triste sina que transformou intérpretes do Brasil em ilustres desconhecidos, passou boa parte do século XX, após sua morte, imêmore. Resgatado apenas por um punhado de vezes no século passado, neste terceiro milênio é objeto constante de revisio- nismos. Contudo, admito que Manoel Bomfim não foi matéria do meu trabalho de conclusão. Na época eu acreditava que já havia escrito o suficiente sobre ele. Deste modo, acabei explorando outro assunto que me cativava, no caso, a história do cinema. Terminada minha graduação, planejava continuar desenvolven- do projetos sociais com organizações da sociedade civil de Sapucaia do Sul/RS, atividade que desenvolvi ao longo do ano de 2010, quando um novo convite mudou mais uma vez meu destino. Tratava-se de uma oportunidade de trabalho como Bolsista de Apoio Técnico de Nível Superior (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tec- nológico – CNPq) da Professora Doutora Berenice Corsetti, também PPG-Edu, porém, vinculada a Linha de Pesquisa Educação, História e Políticas, financiado pelo CNPq. Colaborei com a professora-pesquisa- dora e equipe de pesquisa coordenado por ela executando atividades em dois projetos paralelos: O primeiro, denominado “O impacto das orientações dos Orga- nismos Internacionais na avaliação da educação básica brasileira: quali- dade e controle nos sistemas municipais de ensino do Rio Grande do Sul ”, e o segundo, “A avaliação da educação básica e as orientações do Banco Mundial: um estudo de caso no município de Novo Hamburgo/RS ”. No primeiro projeto, investigamos a relação existente entre as orientações estabelecidas pelos Organismos Internacionais e a política educacional brasileira, particularmente no que se refere à avaliação da educação bá- sica nos sistemas municipais de ensino do Rio Grande do Sul. No se- gundo projeto, nos apropriamos dos resultados obtidos no primeiro e avançamos, realizando uma investigação delimitada ao município sulis- ta, realizando assim um estudo de caso. Como Bolsista de Apoio Técnico, fez parte do meu plano de trabalho, a participação constante na equipe de pesquisa coordenada
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz