História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

191 Dênis Wagner Machado ção. Se na pesquisa anterior eu havia participado de pelo menos quatro produções em coautoria, neste novo grupo minha produção triplicou. A prática da escrita conjunta favoreceu ainda a criação de um artigo científico e de um capítulo em livro durante o ano de 2009, entretanto, a publicação de ambas se deu somente no ano seguinte, em livro e pe- riódico de reconhecimento acadêmico. A prolixidade de trabalhos tinha fundamento, quando ingressei no grupo de pesquisa, o mesmo encontrava-se envolvido também na produção da segunda edição, revista e ampliada, do Dicionário Paulo Freire (2010), um léxico acerca da vida, das obras e dos conceitos frei- rianos. Os autores, além de identificarem as principais características que compunham seu pensamento, costuraram dezenas de relações na perspectiva de outros autores, o que tornou impreterível interrogar o grupo de pesquisa acerca das bases que fundamentaram o pensamento de Paulo Freire ao longo de sua caminhada. Desta maneira, um projeto paralelo começou a ser desenhado e propriamente batizado de “Fontes do Pensamento Pedagógico Latino-americano”. Este projeto paralelo procurou construir uma linha de ideias e de conceitos em Educação Popular na América Latina. Para tanto, o objetivo geral do grupo de pesquisa foi justamente averiguar proces- sos educativos de sujeitos nas suas relações nas diferentes dimensões da exclusão social. Como objetivo específico, pretendeu-se rastrear que pensamentos, que pensadores e que instituições contribuíram para a ampliação da concepção do pensamento freiriano. Almejou-se assim, produzir uma antologia de fontes da Educação Latino-Americana, am- pliando consideravelmente a compreensão das mediações pedagógicas explícitas e implícitas em processos sociais, tendo como objetivo a po- tencialização da cidadania. Após um levantamento prévio, tanto de pensadores brasileiros quanto latino-americanos, realizamos uma seleção, inerente a gama de intelectuais alcançados. Buscando uma melhor compreensão do ideário pedagógico de cada um destes, procedemos à busca de obras, de textos, de artigos e de referências da vida de cada educador redescoberto. A se- guir, analisando criticamente os dados coletados, cada membro do gru- po debruçou-se sobre um personagem social de sua escolha. Data deste momento minha segunda aproximação com a obra de Manoel José do Bomfim, comumente conhecido apenas como Manoel Bomfim. Fui apresentado ao sergipano, que mais tarde se naturalizou no Rio de Janeiro, pela Professora Doutora Eliane Cristina Deckmann

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