História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

190 A história de um pesquisador em formação, seu lócus de investigação e seus estudos... to supracitado vinculava-se na época e hoje extinta Linha de Pesquisa Educação e Processos de Exclusão Social, do Programa de Pós-Gradua- ção em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGEdu/ UNISINOS). O projeto buscava analisar o impacto das reformas po- líticas e das mudanças culturais nas práticas da educação popular, ao mesmo tempo em que analisava a influência dessas na formulação das políticas e estratégias de promoção de justiça social e desenvolvimento, no período de 1989 a 2009. Através da investigação pretendia-se con- tribuir para a construção da teoria pedagógica latino-americana, no- tadamente no que dizia respeito à relação entre práticas educativas no âmbito formal e não formal, tendo como parâmetro o papel da educa- ção na elaboração de políticas e a instauração de práticas sociais voltadas para o desenvolvimento com justiça social. A experiência de trabalho neste projeto favoreceu-me uma aprendizagem mais globalizada em torno do processo de pesquisa cien- tífica. De maneira geral, a leitura dos referenciais bibliográficos permi- tiu uma propriedade maior sobre o conjunto de assuntos contemplados no projeto. A aprendizagem que foi gerada pelo estudo de textos acerca da Filosofia da Educação e de sua possível (re)fundamentação, numa perspectiva latino-americana, estimulou meu interesse sobre as práticas educativas de cunho emancipatório e popular, da mesma forma que as muitas vertentes do pensamento social pedagógico e da História da Educação na América Latina. As reuniões semanais entre o coordenador do projeto, mestran- dos e doutorandos sob sua orientação e demais colegas de iniciação científica, facilitaram meu acesso à bibliografia relacionada à pesquisa e todo o processo de análise dos referidos documentos. Entre as múltiplas atividades que desenvolvi enfatizo a seleção e o posterior estudo dos textos pedagógicos de autores latino-americanos como um momento plenamente enriquecedor. A revisão de textos da futura e hoje impressa antologia de pensadores da educação popular na América Latina foi também muito recompensadora, justamente por evidenciar a impor- tância final da construção de um projeto complexo de longa duração. Este não seria possível sem as reuniões semanais, onde as práticas de pesquisa eram debatidas e os esforços para realização das atividades planejadas. A elaboração, em parceria com os colegas de pesquisa, de vários estudos para eventos científicos, mostrou-se um importante constante no meu processo de aprendizagem enquanto pesquisador em forma-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz