História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

189 Dênis Wagner Machado “A imigração e a reprodução do racismo no oeste paulista e no sul gaúcho”, no período que se estendeu de outubro de 2007 a dezembro de 2008. O projeto se inseria nas linhas de pesquisa Imigração e Colonização na América Latina, do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e concomitantemente em Identidades e Sociabilidades, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), o referido projeto de pesquisa “casadinho” almejava o preenchimento das lacunas tão presen- tes nos estudos sobre escravidão, processos de abolição e relações entre imigrantes e afrodescendentes no Brasil do final do século XIX. Minha atividade prioritária envolveu a leitura de documentos antigos – capturados no formato de fotografias digitais, sua codificação, a sua descrição e a sua transcrição propriamente dita. Para tanto, utili- zei um programa chamado Citation , semelhante a um banco de dados, onde era possível armazenar, organizar e pesquisar dados textuais com mais agilidade e praticidade. Inquéritos policiais, depoimentos pessoais, autos penais e processos criminais são fontes preciosas que sobrevivem ao tempo e ação humana e que hoje possibilitam o entendimento das relações do passado. No meu caso, contribuiu para o entendimento so- bre o fator da etnicidade de imigrantes durante o processo de coloniza- ção do Brasil. Especificamente, a aculturação de indivíduos italianos no oeste paulista e o contato destes com as formas de escravismo aplicado no meio social na última década anterior a abolição da escravatura. No ano de 2008, a proximidade com outros bolsistas e a neces- sidade de apresentar meus resultados ainda parciais levou-me a partici- par constantemente de mostras de iniciação científica e demais eventos, como por exemplo, o IX Encontro Estadual de História, organizado pela Associação Nacional de História, Sessão Rio Grande do Sul-RS (ANPUH/RS), e do IX Salão de Iniciação Científica da Pontifícia Uni- versitária Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). No meio disto, atuei como monitor do X Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, evento realizado na UNISINOS em maio de 2008. Meses depois, uma oportunidade e meu interesse pelas temáticas da educação fizeram com que eu me desatrelasse da pesquisa citada anteriormente e me vinculasse a outra, no caso, “Práticas educativas, justiça social e desenvolvimento: A educação popular frente às reformas políticas e mudanças culturais na América Latina (1989-2009)” , coordenada pelo Prof. Dr. Danilo Ro- meu Streck. Minha permanência no projeto como Bolsista de Iniciação Científica estendeu-se de janeiro de 2009 a julho de 2010. O proje-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz