História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

183 Graziela Rinaldi da Rosa e Venine Oliveira dos Santos ______. Os Trajetos de Mulheres do Campo bordados em Arpilleras: O arte- sanato de si como uma proposta Pedagógica Feminista de Existência. In: III Seminário Internacional de Educação do Campo e III Fórum de Educação do Campo da Região Norte do Rio Grande do Sul: Re- sistência e Emancipação Social e Humana, 2017, Erechim. Anais do III Seminário Internacional de Educação do Campo e III Fórum de Educação do Campo da Região Norte do Rio Grande do Sul: Resistência e Emancipação Social e Humana, 2017a. ______. Artesanato de si: O fuxico das artesãs como uma escrita artesanal de (re)significação e resistência. In: I Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: Conexões e Diálogos na Pós-Graduação. 2015, Francisco Beltrão - PR. Anais I Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: Conexões e Diálogos na Pós-Graduação. 2015. GOMES, Flávio dos Santos. Mocambos e Quilombos: Uma história do Campesinato Negro no Brasil. 1. ed. São Paulo: Claro Enigma, 2015. JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cor- tez, 2004. KOROL, Claudia. La Educación como práctica de la liberdad. Nuevas lec- turas posibles. In: KOROL, Claudia (Org.). Hacia una pedagogia feminista . Géneros y educación popular. Colección cuadernos de Edu- cación Popular. Editorial El Colectivo/América Libre: Buenos Aires, 2007, p. 9-22. KOROL, Claudia (Org.). Hacia una pedagogía feminista. Géneros y educa- ción popular. Colección cuadernos de Educación Popular. Editorial El Colectivo/América Libre: Buenos Aires, 2007-a. LAGARDE Y DE LOS RIOS, Marcela. Los cautiverios de las mujeres: ma- dresposas, monjas, putas, presas y locas. 4. ed. Coyoacán: Universidad Nacional Autónoma de México, 2005. LE GOFF, Jacques. História e memória. Editora da Unicamp: São Paulo, 1990. LOPES, Nei. Bantos, malês e identidade negra. 3. ed. Belo Horizonte: Au- têntica Editora, 2011. LUGONES, María. Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Fe- ministas, Florianópolis, v. 22, n. 3, set./dez. 2014. ______. Colonialidad y Género. Revista de Humanidades Tabula Rasa . Bo- gotá, Colombia, Universidad Colegio Mayor de Cundinamarca, n. 9. Julio-Diciembre, 2008.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz