História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
182 Histórias, memórias e narrativas de vidas de mulheres dos quilombos FERREIRA, Evelin dos Santos. Direitos das mulheres do campo: avanços e retrocessos. In: ROSA, Graziela Rinaldi da. Mulheres em movimento : perspectivas em educação, ativismo e empoderamento. Curitiba: Nova Práxis editorial, 2019, p. 75-86. FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos . 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. ______. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. ______. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000. ______. Pedagogia do oprimido. 45 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006. FONTOURA, Jara Lourenço da; DILLMANN, Mauro; ROSA, Graziela Ri- naldi da; VANIEL, Berenice Vah (orgs). Vozes do campo - ressignifi- cando saberes e fazeres. São Leopoldo: Oikos Editora, 2015. FONTOURA, Jara Lourenço da; VANIEL, Berenice Vah; DILLMANN, Mauro; ROSA, Graziela Rinaldi da (orgs.). Vozes do campo : Lutas, saberes e resistências. Editora da FURG: Rio Grande, 2017. GADOTTI, M. Diversidade cultural e educação para todos . Rio de Janei- ro: Graal, 1992. GODINHO, Eliane. O artesanato de si de mulheres assentadas do MST: um processo Político Pedagógico Feminista pelo viés da Educação Po- pular. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Pelotas. 2017. GODINHO, Eliane; SILVA, Márcia Alves da. O processo político pedagó- gico de artesanar: o feminismo e o artesanato dialogando com a pro- posta freireana de educação. In: I Simpósio de Gênero e Diversidade: debatendo identidades, 2016, Pelotas. Anais do I Simpósio de Gênero e Diversidade: debatendo identidades - Trabalhos Apresentados. São Paulo: Perse, 2016. p. 53-67. ______. Pesquisa biográfica com mulheres assentadas artesãs. Coisas do Gê- nero. Revista Estudos Feministas em Teologia e Religião , v. 2, p. 189-199, 2016a.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz