História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas
180 Histórias, memórias e narrativas de vidas de mulheres dos quilombos Pesquisar sobre as mulheres dos Quilombos de São Lourenço do Sul tem sido um grande desafio. Devido o ineditismo do tema, não temos encontrado referências sobre as mulheres dos Quilombos de São Lourenço do Sul. Trata de um trabalho inédito e que, desde o seu prin- cípio, contribui de forma significativa para as comunidades locais, pois visa a auto-organização e o fortalecimento de grupos de mulheres, o reconhecimento delas e de seus trabalhos. Buscamos construir esse trabalho com áreas afins que amparam e apoiam de forma técnica os procedimentos de salvaguarda e preser- vação, para que se possa estar expandindo e seguindo com o trabalho junto à comunidade, construído encontros que potencializam os sabe- res e fazeres das mulheres, e que as mulheres dos diferentes quilombos de São Lourenço do Sul e da Região Sul do Estado se encontram. Como exemplo, recentemente ocorreu o Seminário das Mulheres do Campo, das Águas, Florestas e Cidades, que acontecem no município de São Lourenço do Sul e é organizado pelo Coletivo Feminista Dandaras , jun- tamente com lideranças femininas e de movimentos sociais feministas, grupos de mulheres e lideranças femininas de outros movimentos so- ciais. Tais trabalhos visam valorizar a existência dessas mulheres, assim como seus saberes e fazeres, buscando enfatizar a emergência de que elas sejam vistas e ouvidas pela comunidade local e por aqueles e aquelas que ditam nossas leis e constroem as políticas públicas, muitas vezes sem participação da própria comunidade. Nesse sentido, acreditamos que o documentário já lançado, com o retorno a essas mulheres, poderá contribuir significativamen- te para se conhecer mais sobre os povos tradicionais quilombolas e as mulheres que ali vivem. Pode ser um importante instrumento didático para a Educação Básica e para nossos cursos de licenciaturas, pensando a Educação no Campo como espaço de luta pela terra e valorização e preservação das histórias, memórias e tradições culturais dos povos tra- dicionais quilombolas. Ainda temos muitos desafios para a Licenciatura em Educação do Campo, curso que essas jovens estudantes quilombolas tem escolhido para graduar-se e estudar sobre sua cultura e história do seu povo. Precisamos incorporar as lições da educação popular na vida da Universidade e das escolas. Trazer para os espaços da Universidade o que temos produzido fora dela, em diálogo com povos tradicionais e com os movimentos sociais.
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