História e políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

150 Relação público-privada na educação: um estudo em municípios catarinenses DIMENSÃO PEDAGÓGICA Essa dimensão diz respeito ao fim (finalidade) da educação en- quanto atividade. Se o pressuposto teórico da tese é o materialismo histórico e dialético, não poderíamos pensar num outro fundamento educativo para essa dimensão que não a categoria da práxis, visto que se coloca na contramão dos preceitos existentes na relação público-privada. Não raro, os discursos educacionais proclamam a qualidade como fim da educação e, portanto, as políticas educacionais construí- das a partir do discurso mercadológico são mediadoras para alcançar parâmetros que se colocam verdadeiros no momento atual. Por isso, a dimensão pedagógica deseja encontrar seu sentido na atividade da prá- xis, ou melhor, “Uma filosofia da práxis só pode apresentar-se, inicial- mente, em atitude polêmica e crítica, como superação da maneira de pensar precedente e do pensamento concreto existente”. (GRAMSCI, 2004, p. 101). Semeraro (2005) observa que somente com a filosofia da práxis é que as classes subalternas podem chegar à liberdade, à sua própria he- gemonia e à sua identidade. Desse modo, a filosofia da práxis necessita criar um processo de elevação filosófica e cultural, “é preciso demons- trar que todos os homens são filósofos”. (GRAMSCI, 2004, p. 93). Portanto, a dimensão pedagógica, ao mesmo tempo que retrata a educação materializada em práticas que valorizam a relação público- -privada, também figura o desejo de outro olhar para a educação pú- blica, ou seja, “um convite à reflexão, à tomada de consciência de que aquilo que acontece é, no fundo racional, e que assim deve ser enfren- tado [...]”. (GRAMSCI, 2004, p. 98). Colocar a práxis enquanto pressuposto de articular uma edu- cação contrária aos projetos hegemônicos da sociedade financeirizada, da educação mercadológica, constitui-se na possibilidade de despertar a capacidade política de superar a naturalização do mundo, o pragmatis- mo e o imediatismo que afetam o agir da classe subalterna. Para tanto, nessa dimensão, as reflexões aprofundaram as jus- tificativas apontadas na primeira dimensão, que demarcam a constru- ção das parcerias nos municípios pesquisados, colocando-as em análise a partir dos pressupostos epistemológicos do materialismo histórico dialético. Assim, a função docente foi evidenciada com mais rigor, à luz de documentos internacionais e do papel do professor frente às orienta- ções, que colocam a educação no perfil performativo e da produtivida-

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